terça-feira, 16 de novembro de 2010

Quando procurar o Reumatologista?

Se as dores musculoesqueléticas não são muito fortes ou debilitantes e duram apenas alguns dias, é de bom senso deixar que resolva-se sozinho. Mas algumas vezes as dores são muito intensas e/ou persistem por mais do que poucos dias... Nesse momento você deve procurar o seu médico para determinar se precisa de encaminhamento ao reumatologista!
Muitas doenças reumatológicas não são facilmente identificadas no seu início. O Reumatologista é treinado para fazer o trabalho de detetive - necessário para descobrir a causa do problema. Isso é fundamental para que o tratamento apropriado seja iniciado o quanto antes, evitando que prejuízos irreversíveis (seqüelas) aconteçam.

Devo retornar ao Reumatologista?
Algumas doenças reumáticas são complexas... apenas uma visita ao reumatolgista pode não ser suficiente para determinar o diagnóstico e tratamento. Outras doenças são crônicas e frequentemente mudam ou evoluem com o tempo - são casos em que o reumatologista precisa de contato freqüente com seus pacientes para identificar eventuais problemas e elaborar um programa individualizado de tratamento e seguimento.
 

2 comentários:

  1. Muito esclarecedor. É bom saber que encontramos em sites informações tão importantes e preciosas.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. são estas informação que nos ensina a procurar o medico certo estou agradecido

    ResponderExcluir