Tendinites / Bursites

É a inflamação dos tendões e bursas. A dor devido tendinite ou bursite pode ser bastante intensa e piora com o movimento. Geralmente acomete um dos seguintes locais:  ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho e tornozelo; porém, não é um problema de dentro da articulação. Os tendões e bursas estão localizados próximas às articulações, mas podem ser confundidos com artrite. Embora possa ser recorrente ou crônica, na maioria dos casos é uma condição temporária, especialmente se tratada precocemente.


Rapidinhas

  • tendinites e bursites são inflamações do tecido mole ao redor dos músculos e ossos, normalmente no ombro, cotovelo, punho, joelho, quadril ou tornozelo.
  • A dor da bursite ou tendinite pode ser grave e deve ser tratada rapidamente.
  • O tratamento depende da causa. Geralmente é preciso de repouso do local acometido, pelo menos temporariamente.

O que é Tendinite?

Tendinite é a inflamação (rubor, calor, inchaço e dor) do tendão - estrutura mais fibrosa que une o músculo ao osso, responsável pela transmissão da tração para causar o movimento.


O que é Bursite?

A bursite é uma inflamação da bursa, uma pequena bolsa que atua como uma almofada entre as estruturas em movimento (ossos, músculos, tendões ou pele) para protegê-lo do desgaste e estresse. Irritação ou inflamação dessa pequena bolsa é chamada de bursite ("ite" significa inflamação).





Quem tem tendinites e bursites?

Tendinite pode ser causada por uma lesão súbita, mas é na maioria das vezes o resultado de lesões pequenas e repetitivas da área afetada. Por exemplo, um homem sedentário de meia-idade, que passa quatro horas a pintar um teto, pode desenvolver uma tendinite ou bursite no ombro. Um digitador, que passa longas horas trabalhando em um teclado com as mãos e punhos mal posicionados, pode desenvolver uma tendinite. Num jogo no início da temporada de tênis, uma rebatida de backhand pode lesar o tendão na parte externa do cotovelo. Bursite pode ocorrer nos joelhos de uma dona-de-casa que resolveu enceirar o assoalho ajoelhando-se  por tempo maior do que o habitual. Em outros casos, uma infecção pode ocorrer em uma bursa ou bainha do tendão. Alguns tipos de cristais às vezes podem ser encontrado na bursa ou depositados nos tendões. Tendinite e bursite podem ocorrer mais frequentemente em indivíduos com doenças como a artrite reumatóide, artrite psoriática, gota, doenças da tireóide e diabetes.


Como é feito o diagnóstico das tendinites e bursites?

Como na maioria das doenças, requer uma história médica e exame físico cuidadoso. No exame físico pode haver dolorimento na palpação ao longo do tendão e dor local no movimento contra a resistência. O raio X não mostra bursas e tendões, mas pode ser útil nas calcificações tendíneas e na exclusão de outros problemas ósseos e articulares. Exames de sangue são de pouco valor na detecção dessas condições e não são utilizados. A ressonância magnética (RM) e ultrassom (US) podem ser úteis na detecção dessas condições, mas geralmente não são necessários.


Como as tendinites e bursites são tratadas?

O tratamento destas duas condições está baseado na causa subjacente. Quando a lesão é causada pelo uso exagerado ou inadequado, afastamento da atividade causadora é obrigatório. Um digitador deve rever a postura em seu dia-a-dia. Repousar um quadril doloroso pode ser necessário para permitir que o problema se resolva antes da retomada do programa de fortalecimento.

A falta de repouso invariavelmente vai resultar em continuidade dos sintomas. Talas ou suportes para a parte afetada são os meios de alcançar repouso e reduzir o estresse sobre a parte afetada, especialmente na área dos punhos e mãos.

Talas de suporte compradas em farmácias podem ser suficientes, mas em alguns casos a confecção sob medida pode ser necessária. Compressa com gelo, pode ajudar a reduzir a inflamação e a dor.

Nos membros inferiores, atividades que suportam muito peso devem ser reduzidas temporariamente para permitir que a inflamação diminua. O uso de uma bengala na mão oposta pode ajudar a aliviar a dor no quadril. Órteses podem ser necessárias para se conseguir reduzir o estresse no tornozelo ou no pé. Algumas palmilhas servem para mudar o apoio e o ângulo do pé acometido e assim aliviar a dor ou pressão.

Se uma infecção estiver presente, geralmente há a presença de rubor, calor e inchaço local (um exame de sangue pode contribuir para esse diagnóstico). O tratamento com antibiótico adequado é obrigatório, assim como drenagem com punções seriadas (retirada de líquido com uma agulha) ou cirurgica. Se os cristais de gota são identificados no líquido sinovial, o tratamento com medicação que vai controlar os cristais é eficaz. Uma grave complicação da tendinite é a ruptura de tendão -  a mais comum é a ruptura do tendão de Aquiles, na parte inferior da panturrilha, o que geralmente requer cirurgia.

Muitas vezes é necessário o uso de anti-inflamatórios (por curto prazo de tempo) e/ou infiltração local (injeta-se medicamento ao redor dos tendões ou dentro da bursa). Em alguns casos o tratamento conservador mencionado acima pode não ser resolutivo, necessitando de abordagem cirúrgica.


Prevenção

O aquecimento e alongamento antes de exercícios vigorosos irá ajudar a evitar que esses problemas ocorram. Portanto, as atividades devem ser iniciadas aos poucos antes do esforço máximo. Por exemplo, os jogadores devem aquecer com movimentos de boa amplitude antes de conduzir a bola no primeiro tempo. Datilógrafos que passam longas horas no teclado devem garantir que o teclado esteja numa altura adequada. Repouso para os punhos não deve ser usado; ao invés disso,  devem ficar estendidos ou ligeiramente flexionados numa posição neutra. Digitadores também devem fazer pausas.

Alongamento e fortalecimento são muito úteis para abordar as áreas de desequilíbrio muscular. A postura correta e mecânica corporal são importantes no trabalho e durante o exercício. O adequado condicionamento dos músculos envolvidos é outro aspecto importante do tratamento. Para isso, é importante realizar uma série de exercícios diários com boa amplitude para preservar a mobilidade, especialmente na articulação dos ombros.