quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Quais os principais sintomas dos problemas reumatológicos?

De uma maneira geral, as doenças reumatológicas causam DOR nas articulações, nos músculos, nos ossos, nos tendões, etc. E é esse o principal sintoma abordado em uma consulta com o reumatologista. Dependendo do local (mão, joelho, costas, ombro), das características da dor, tempo de evolução, fatores de melhora ou piora, é que conseguimos direcionar para o diagnóstico de determinada doença. Inchaço articular é um importante sinal que deve ser examinado pelo reumatologista, pois com o exame físico muitas vezes diferenciamos entre patologias intra ou extra-articulares. Infelizmente essas doenças podem facilmente ser confundidas entre si. Dor nas juntas, como nos punhos, por exemplo, pode ser uma simples tendinite, ou uma manifestação inicial de uma doença potencialmente mais grave, como a artrite reumatóide.

14 comentários:

  1. Oi meu nome gislaine tenho muitas dores na mao direita, inchaço e sensibilidade. Fui a um ortopedista e ele falou que e ler, mais pelos sintomas algumas pessoas falaram que pode ser reumatismos. O senhor acha doutor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gislaine. Sugiro que leia duas postagens: "O quê é reumatismo" e "O quê é LER/Dort", ambas com acesso na coluna lateral direita desse blog. Além disso, seria interessante uma consulta com um reumatologista pra melhor esclarecer as tuas queixas. Att,

      Excluir
  2. Olá, eu sou a Carol, não sei se tem muito a ver, mais tenho imunidade muito baixa, assim gerando muita dor no maxilar, afta e herpes...e muita dor nas costas, nos braços.
    Qual especialista devo ir ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza um reumatologista é a pedida certa! Boa sorte.

      Excluir
  3. Tenho 30 anos e há 2 anos sinto fortes dores nos joelhos. Dois traumatologistas que visitei disseram que minha condromalácia patelar por si só não é suficiente para que eu tenha um "moderado derrame articular com sinais de sinovite difusa" (texto do laudo da ressonância). Me disseram que o quadro se assemelha a consequência de uma pancada, coisa que nunca houve comigo, ainda mais que se trata dos dois joelhos. Já tomei vários antiinflamatórios, faço exercícios físicos diariamente (comecei há 2 meses) e uso de condroprotetores. Meus atuais exames deram os seguintes resultados: FAN negativo, VHS: 27mm, PCR Quantitativa: 1,13, Fator Reumatóide: inferior a 9,3, FTA/ Igm: não reagente, FTA/ IgG: não reagente. Recentemente, meus punhos começaram a ficar inflamados também, creio que pela pressão que exerço sobre eles para me levantar, já que não consigo me suspender com os joelhos. Quando era criança chorava com a "dor do crescimento" e ouvia meus pais se referirem ao que tinha por "reumatismo". Não sei se eles reproduziam o que ouviam em consultório ou por pura cultura popular. O fato é que sinto muitas dores, doutor. Meus joelhos são permanentemente inchados. Seria o caso de procurar um reumatologista? O que o senhor acha? Muito obg pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Teu quadro clínico é sugestivo de artrite de joelhos e punhos, que precisa ser melhor investigada e tratada; e com certeza o reumatologista é o especialista mais apropriado pra isso. Frequentemente pacientes com doenças reumatológicas ficam acompanhando com ortopedistas e infelizmente acabam chegando ao reumatologista já com sequelas da doença. Boa sorte!

      Excluir
  4. OLÁ DR TIAGO TUDO BEM? É SEGUINTE FUI AO DERMATOLOGISTA POR CAUSA DE QUEDA DE CABELO . ELE PEDIU EXAMES QUE UM DELES FOI O FAN , OS OUTROS DERAM NORMAIS HEMOGRAMA ETC. SO O FAN DEU PARAO PONTILHADO FINO DENSO 320 FUI AO REUMATO ELE DISSE PARA EU FICAR TRNQUILA QUE POR TE DADO UM TITULO AUTO O PADRAO O PADRAO NAO ESTA ASSOCIADO EM DOENÇAS AUTOIMUNI E TABEM MEU EXAME CLINICO TUDO NORMAL ,NAO DESACREDITANDO NO MEDICO MAS 2 OPINIOES NUNCA É DEMAIS UMA PESSOA COM ESSE RESULTADO PODE NAO TER DOENÇA ALGUMA? E O EXAME PODE NEGATIVAR? UM ABRAÇO E ESPERO RESPOSTA COM PRONTIDAO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Josiane. Se você leu as postagens acima, percebeu que essa tua dúvida é bastante frequente, e que esse resultado de exame, sem outros achados clínicos, não significa doença alguma. Também não é possível prever se você terá algum problema no futuro, portanto, se tiver alguma nova queixa, volte a consultar com o seu reumatologista. Att,

      Excluir
  5. Olá Dr. Tiago, Tudo Bem?
    Ando tendo inchaços nos pés, calcanhar, joelhos, mãos e rosto, e quando estão inchados os locais ficam doloridos, ficam sensíveis, e vermelhos, demoram um bom tempo pra desinchar. Fiz um exame de Anti tripsina e deu acima do normal, pode ser alguma doença reumatológica? Em que especialista devo ir?

    Obrigada pela Atenção!

    Att.;
    Gisele C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gisele. Algumas doenças reumatológicas podem cursar com edema e dor de extremidades; uma consulta com um reumatologista seria interessante pra uma melhor investigação do teu problema. Boa sorte!

      Excluir
  6. Bom dia Dr. Tiago, minha mãe tem artrite e artrose e esse problema lhe causa muitas dores na coluna e principalmente na nuca, mas de uns tempos pra cá ela vem sentindo muitas dores de baixo dos pés, ela procurou um ortopedista e ele disse q pode ser bursite e pediu q ela procurasse um Reumatologista, tbem indicou que ela fizesse alguns exercícios que aliviassem essas dores nos pés, mas por causa do problema da nuca dela qualquer tipo de esforço físico lhe gera dores insuportáveis... Será que ela deve procurar um Reumatologista?
    Desde já agradeço pela atenção!!!

    Tatiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tatiane. Consultar um reumatologista é uma boa opção. Boa sorte!

      Excluir
  7. Bom dia Doutor, minha mãe tem 63 anos e está com problema de inchaço na região da boca, do rosto e garganta, onde de vez em quando temos q correr com ela para o hospital mais próximo, ela fez uma série de exames que o alergista recomendou e os exames não deram nenhuma indicação para alergia, a doutora a encaminhou para um reumatologista, estamos encucados para saber o que seria este problema tão sério que até o momento nenhum médico descobriu. Poderia nos ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que tire uma foto durante e após uma crise; e faça uma lista das medicações que estão em uso e que foram usadas recentemente, inclusive as que foram usadas no hospital. Mais detalhes somente poderão ser revisados durante a consulta. Boa sorte!

      Excluir