segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Dor crônica e alterações do Sono


Pessoas com dor crônica geralmente tem mais um problema pra resolver: alteração do sono. Invariavelmente, quem passa o dia com dores fica com o corpo mais tenso e consequentemente tem dificuldades para relaxar. Consequentemente torna-se difícil de iniciar o sono, ocorre despertares frequentes, e principalmente cansaço pela manhã. Alguns pacientes até acreditam que dormem bem, mas acordam indispostos e passam o dia bocejando. Algumas medidas simples podem ajudar a corrigir esse problema, são as chamadas medidas de higiene do sono:
1 - Durma sempre no mesmo horário.
2- Evite trabalhar, estudar ou assistir TV no quarto. O quarto deve ser bem ventilado, com pouca luz e silencioso.
3- Tente relaxar na última hora antes de dormir, evitando situações de stress ou atividades que exijam muita concentração. Um banho quente pode ser uma boa opção para ajudar a relaxar.
4- Evite ingestão de bebidas alcoólicas, café, chá, chocolate ou fumar após as 17h
5- Faça refeições leves à noite, priorizando as saladas. Evite alimentos muito gordurosos.
6- Exercícios físicos, em especial os aeróbicos, melhoram a qualidade do sono; mas devem ser realizados pela manhã ao no final da tarde. Exercícios à noite podem atrapalhar o sono.
7- Evite dormir durante o dia. É tolerável uma cochilada de até 15 minutos após o almoço.
8- Não permaneça na cama se não está com sono. Se deitar e não conseguir dormir em até 30 minutos, levante e pegue algo para ler.
9- Não tome remédios sem a orientação médica. Medicamentos frequentemente utilizados pra dormir são os benzodiazepínicos (conhecidos como “faixa preta”), que facilmente podem gerar dependência.
Espero que essas dicas ajudem. E durma bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário