terça-feira, 16 de novembro de 2010

O que é Reumatismo?

Da mesma maneira quando alguém que tem doença no coração fala que tem cardiopatia, leigos que sofrem de algum problema reumatológico dizem que tem Reumatismo! Portanto, Reumatismo NÃO se refere a uma Doença Reumática específica e não deve ser diagnosticada como tal. Entretanto, para alguns médicos, a queixa de dor nas articulações significa diagnóstico de reumatismo e solicitação de exames, gerando gastos e angústias desnecessários. O Reumatologista, nesses casos, fica encarregado de desfazer muitos diagnósticos e até suspender medicações (ex: Benzetacil), pois muitos desses pacientes não tem evidência de doença, nem precisam ser medicados. Essa tarefa nem sempre é fácil! Alguns pacientes não aceitam, de repente, não mais sofrerem do tal Reumatismo por já incorporarem em seu subconsciente serem portadores dessa "misteriosa doença".
APROFUNDANDO...
Foi no século I que o romano Dioscórides (40-90 dC) criou a palavra reumatismo para dar nome ao que seria o desequilíbrio entre os fluidos corporais. Imaginava-se na época, que esse possível desequilíbrio seria responsável por dores osteomusculares e articulares. Esse conceito não é mais aceito nos dias de hoje, e portanto, deve ser combatido para evitarmos confusões entre os pacientes e também evitarmos possíveis iatrogenias (doenças causadas por atos médicos) de profissionais despreparados ou mal-intencionados.
 
 

4 comentários:

  1. meu sobrinho foi diagnosticado com relmatismo deste os seia anos de idade , deste entao ele toma besotazil , uma ves por maes mas ele continua sentindo dor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Como você deve ter lido acima, reumatismo não é uma doença e sim um termo popular que não esclarece os pacientes, muito menos ajuda a resolver seu quadro clínico. Além disso, Benzetacil é um antibiótico muito usado erroneamente em crianças com dores no corpo, na maioria dos casos sem a real necessidade ou indicação (é um tratamento reservado pra alguns casos de dor/edema articular migratório, juntamente com febre elevada, além de alguns outros critérios pra diagnóstico). Portanto, o que o teu sobrinho precisa é de uma avaliação com um reumatologista (de preferência um reumatologista pediatra), primeiro para dizer o porquê ele sente dores, e depois orientar um correto tratamento. Boa sorte!

      Excluir
  2. Dr. Tiago Malucelli, em 1 de Julho tive uma entorse no pé e após RX num hospital verificaram que quando torci o pé tive também luxação da rótula,embora na altura indolor. Ao fim de 48h o joelho estava muito inchado e comecei a ser acompanhada por um ortopedista. Este disse sempre que não tinha nada, mas a verdade é que nunca melhorei: joelho muito inchado, vermelho e/ou roxo por vezes, liquido, dor, muita dor, dificuldade na marcha, sono quase impossivel devido às dores e desconforto, sudação ao toque, inchaço ao toque,etc...Ao fim de 3 meses diagnosticou-me Algoneurodistrofia de Sudeck. Agora, passados quase 5 meses, disseram-me que não tenho nada do que me foi dito, mas sim um problema reumatológico,embora não saibam qual nem porquê,nem como surgiu em consequência de...É possivel que este diagnóstico esteja correcto?Começo a ficar desesperada,pois não vejo nenhuma doença para além da Algoneurodistrofia que encaixe,muito menos algo reumatológico...E sim,apenas me queixo do joelho afectado,não tendo sintomas em mais nenhuma parte do corpo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sara. Numa situação como essa é necessário investigar se você tem/teve artrite nesse joelho, e para isso, aconselho uma avaliação com um reumatologista. Boa sorte!

      Excluir