terça-feira, 16 de novembro de 2010

O que faz um Reumatologista?

O Reumatolgista é um Clínico com especialização em Reumatolgia, ou seja, experiência no diagnóstico e tratamento de doenças qua causam DOR nas articulações, nos músculos, nos ossos, nos tendões e bursas, além de doenças Inflamatórias e Imunológicas.

Qual a formação do Reumatologista?
Após seis anos de Faculdade de Medicina e dois anos de Residência em Clínica Médica, o Reumatologista dedica-se mais dois anos de treinamento na especialidade de Reumatologia.

Quais doenças o Reumatologista trata?
As doenças reumatológicas causam DOR! Mas antes de tudo, um bom Reumatologista precisa ser um excelente Clínico! Isso significa conhecer muito bem doenças de outras especialidades e saber explicar ao paciente que nem todas as dores no corpo levam a um diagnóstico reumatológico... Só então saberemos diagnosticar e tratar corretamente doenças reumatológicas como Artrites, Artrose, Osteoporose, Fibromialgia, Gota, Lupus, Vasculites, Espondilites, doenças autoimunes; além de doenças ao redor das articulações como dores nas costas, tendinites, bursites, compressões de nervos, etc.

86 comentários:

  1. boa noite!
    me chamo Sandra,tenho 33 anos e há quase treze anos eu sofro com recorrentes crises de tendinite,já tive várias vezes nos dois pés,nos ombros e mãos sendo que a dos ombros e mãos vem com mais frequência e estou com um caroço na mão direita,não consigo trabalhar e sinto que estou perdendo a força na mão direita,será que devo procurar um reumatologista?não aguento mais procurar clinicas para tratar com remédios e fisioterapia!porque o problema sempre volta e cada vez pior,o que faço?
    desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sandra. Com certeza seria interessante uma avaliação reumatológica, pois existem diversas doenças reumatógicas que podem predispôr a suas crises de dor e que devem ser investigadas, principalmente se está com diminuição de força da mão. Att,

      Excluir
  2. Boa noite,


    Há uns meses que sinto dores nas mãos (falanges) principalmente quando acordo. Não se trata de uma dor constante mas sim de uma espécie de inflamação, doí mais quando distendo os dedos ou faço alguns movimentos que impliquem elasticidade nestes ossos. O mesmo acontece com os joelhos mas com menor incidência. Não passa com simples antinflamatórios.
    Fui ao reumatologista, fiz análises e deu ANA positivas mas Ac Anti-Tiroideus, Ac Anti-ssDNA, Ac Anti-SSA (Ro), Ac Anti-SSB (La), Ac Anti-Centrómero, Ac Anti-Scl 70, Anticoagulante Lípico e Ac Anti-Cardiolipina negativos.
    O valor das ANA é 640 positivo.
    Gostaria de saber se me podem dar uma opinião, pois estou um pouco assustada com isto.


    Cumprimentos

    Susana M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Susana
      Quando a dor nas mão pela manhã vai melhorando conforme o movimento, com duração maior que meia hora, juntamente com dificuldade em atividades como abrir uma torneira ou segurar um jarro de suco, isso pode ser um quadro de Artrite. Se você não tem outros sintomas ou sinais, o exame ANA (=FAN) não é muito útil, pois sozinho não definirá o teu diagnóstico. Existem vários tipos de Artrite, e a mais comum que acomete as mãos é a Artrite Reumatóide (AR). Um exame chamado anti-CCP talvez possa ser bastante útil no seu caso, pois é bastante específico pra AR. Mas antes de mais nada, discuta melhor com o seu reumatologista. Att,

      Excluir
  3. Bom Dia Doutor,
    Desde minha infancia,tenho os 4 dedos da mão direita atrofiados(dedos em gatilho)pretendo um dia prestar um concurso publica para a carreira militar mas não passarei com esta deficiencia entende?
    gostaria de fazer uma cirurgia para resolver isto,você poderia me esclarecer o nome desta cirurgia e também qual o valor que teria que investir para realizar a mesma?
    Att Rodrigo Vieira de Belo Horizonte MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo. Sinto em não poder ajudar, pois você deve conversar com um médico Ortopedista, de preferência com especialização em Mão. O Reumatologista não faz cirurgias. Att,

      Excluir
  4. Bom dia!

    A alguns meses fiz uma radiografia da coluna cervical e constatou que tenho um inico de atrose. Só que, algumas vezes como hoje, sinto febre e muita dor de cabeça. Esse problema poderia ser tratado por um reumatologista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Heloisa. Sinais incipientes de artrose na coluna é um achado muito frequente, e provavelmente pouco relaciona-se com tua febre e dor de cabeça. Sugiro uma avaliação inicial com um bom clínico (que tenha especialização em clínica médica), e se houver necessidade ele encaminhará você a um outro especialista. Att,

      Excluir
  5. Boa noite Doutor!

    Bem no mes de novembro tive sindrome hellp,e enterompi minha gravides no 5mes,fiquei 2 dias no CTI,e o medico me encaminhou a uma nefrologista e hematologista.fiz varios exames ainda não ficaram todos prontos,mas uma semana depois que tinha saido do hospital,fiz alguns que nefrologista me pediu,e mostrei os resultados para o meu Go que esta me acompanhabdo agora,o memso que cuidou de mim no hospital,e o meu FAN deu reagente aglonerado 1320,com isto o meu Go esta achando que posso ter lupos e me encaminhou a um reumatologista,pq ele disse que so ele vai poder avaliar,estou com medo,gostaria de saber sua opniao,pois pelo que li e sei so o Fan reaente não quer dizer que estou com lupos,e isto mesmo?so vou conseguir ir ao rematoloista em fevereiro.Me ajude por favor,me de sua opnião a respeito.Pelo que li,talvez o meu quadro pode ter causado o Fan reagente,tinha poucos dias que tinha saido do hospital,isto realmente pode aconteecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Thais!

      O tratamento da síndrome HELLP é a interrupção da gestação; portanto, a paciente e os exames melhoram após essa conduta! Você precisa realmente de uma avaliação com um reumatologista, pois várias questões necessitam ser esclarecidas. Algumas delas: como você está se sentindo? você tomou ou está tomando alguma medicação? como está o teu exame físico? como estavam e agora como estão teus exames laboratoriais?
      Uma doença que confunde-se muito nesses casos é a chamada Síndrome do Anticorpo Antifofolipídeo (vide barra lateral), pois pode também abaixar o nível das plaquetas (como na Sd HELLP), e em alguns casos, causar abortos; e ainda pode estar associada com Lupus Eritematoso Sistêmico (LES). Pelo que você mencionou, tua preocupação maior é com o FAN, mas apesar da titulação um pouco elevada, esse exame sozinho não esclarece muitas coisas. Se no momento você está sentindo-se bem, o melhor a fazer é aguardar a consulta. Boa sorte!

      Excluir
  6. Boa noite, doutor...

    Fui diagnostica com Purpura Medicamentosa por minha dermatologista, e segundo ela é uma doença auto-imune e não há nada que eu possa fazer para contra isso. Mas infelizmente a cada crise o problema tem se itensificado e me sinto sensível a qualquer tipo de medicamento, fico com manchas terríveis nos pés e pernas e muita dor abdominal.
    Gostaria de saber se devo continuar tratando com dermatologista ou se um reumatologista seria mais indicado para o caso.
    Essa doença é cronica? Há algo que eu possa tomar para reduzir a vasculite?

    Obrigada,
    Andressa, 26 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Andressa

      Acho que seria interessante uma avaliação com um reumatologista, pois alguns dos termos que você descreveu precisam ser melhor esclarecidos. Vou apenas fazer alguns comentários: Púrpura é um tipo característico de lesão cutânea, que pode ter várias causas. Uma delas é chamada "Vasculite induzida por medicamentos", que está diretamente relacionada ao uso de determinados medicamentos, e o tratamento é, basicamente, não mais usar a medicação. Já o termo "Púrpura Autoimune" é utilizado principalmente para uma doença chamada Púrpura Trombocitopênica Idiopática (lesões purpúricas relacionadas com uma queda no nível de plaquetas, de origem autoimune) e outra doença chamada Púrpura de Henoch-Schonlein (lesões purpúricas que ocorrem principalmente em crianças, de origem autoimune, que classicamente também pode acometer articulações, rins e intestinos). Em alguns casos, até mesmo uma biópsia de pele pode ser necessária para o diagnóstico. Complexo, né? Por isso, nada que substitua uma boa avaliação clínica, com anamnese e exame físico minuciosos, e exames complementares se necessários. Espero ter ajudado, boa sorte!

      Excluir
  7. Boa noite doutor! Meu nome é aline tenho 35 anos e sofro de diabetes, hipertensão, endometriose fora calmantes e anti depressivo. É muita coisa nem? Tenho me cuidado mas ainda não encontrei um me explicasse o motivo das coceiras pelo corpo e meu rosto e o colo empolado e vermelho. Uma amiga me indicou um reumatologista, já que foi a vários dermatologistas sem sucesso. Essa indicação dela procede? Não sei mais a quem recorrer! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline. A sua coceira pelo corpo, chamado prurido, pode ter várias origens e em alguns casos não conseguimos descobrir o fator causal. Acho interessante uma avaliação reumatológica para investigar possíveis causas autoimunes, além da avaliação clínica geral que os reumatologistas costumas fazer. Boa sorte!

      Excluir
  8. Ola, a mais ou menos 3 anos sofro com dores nos ombros e muitas vezes na mão esquerda, me disseram que pode ser tendinite mas agora sinto dores no calcanhar direito, as vezes mal consigo andar, não sei que médico devo procurar, tanto no pé quanto nos ombros sinto muita dor e só piora com atividades aparentemente simples como segurar no metro ou levar a bolsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Existem diversas causas de dores osteomusculares que necessitam ser investigadas. O especialista mais habilitado para tal investigação é, sem dúvida, o reumatologista. Boa sorte!

      Excluir
  9. Dr bom dia, me chamo Fatima, ando preocupada com o meu filho de quase 8 anos...
    Apareceu uma dor nas juntas dos dois pés, na altura do calcanhar, desce do tendão para a sola dos pés. Estou preocupada pois ele não consegue andar direito, está mancando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro uma avaliação com um reumatologsta o quanto antes. Além de uma avaliação clínica muito bem feita, provavelmente também será necessária uma investigação laboratorial. Boa sorte!

      Excluir
  10. Boa noite Doutor.

    Há quase dois anos sinto muitas dores no braço esquerdo e sempre sou medicada com anti-inflamatórios, que não resolvem o meu problema. Sofro também de muitas dores de cabeça, pois sou enxaquecosa. Quando as dores do braço juntam com as dores de cabeça vou parar na emergência e só o tramal resolve. Atualmente tenho tomado diariamente 2 cefaliv por dia há mais de 6 meses para conseguir trabalhar. Já fiz ressonância das colunas cervical e lombar e não apresentou nada muito grave. Já passei por vários ortopedistas que passam fisioterapia e enti-inflamatório que apenas amenizam a dor. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Os anti-inflamatórios são usados pra dor aguda (como acontece após traumatismos, principalmente). Dois anos com dor no braço esquerdo já caracteriza uma dor crônica, em que o tratamento é um pouco diferente (vide a postagem "dor crônica: o quê é e como é tratada"). A associação com a dor de cabeça sugere um problema chamado Dor/Síndrome Miofascial, onde ocorre contraturas musculares e formação de nódulos, e frequentemente a dor é irradiada para outra parte do corpo; mas para uma melhor definição desse quadro, sugiro uma avaliação com um reumatologista. Boa sorte.

      Excluir
  11. Olá doutor Tiago Malucelli,
    soiu academica de medicina, estou no internato e acho reumatologia uma area muito interessante na medicina, gostaria de saber o que o motivou a escolher essa especialidade, alguns fatos interessantes, e como é seu cotidiano como reumatologista. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dayana. Considero que o fator mais importante pra escolha da Reumatologia foi o fato de eu gostar muito de Clínica Médica - na minha opinião isso é fundamental para que o Reumatologista possa assimilar as inúmeras manifestações sistêmicas das doenças autoimunes/inflamatórias, elaborar diagnósticos diferenciais, além de manejar as diversas comorbidades "não reumatológicas" dos pacientes reumáticos. Outro fator que me motivou foi o fato de ser uma especialidade um pouco mais independente de convênios e hospitais, podendo o reumatologista manter sua autonomia com um pouco mais de dignidade. É uma especialidade complexa, extremamente cognitiva, que está evoluindo muito com a pesquisa em imunologia e com o desenvolvimento dos medicamentos imunobiológicos; por isso é preciso constante estudo e atualização, que no meu caso é um dos fatores que muito me motivam no dia-a-dia. Essa evolução é muito gratificante, pois hoje podemos tratar satisfatoriamente pacientes que, se vivessem 15 anos atrás, estariam inevitavelmente evoluindo com sequelas. Logicamente nem tudo é perfeito, o cotidiano é corrido, algumas vezes desgastante, e precisamos de organização e método para não economizarmos tempo em ouvir o que os pacientes tem a nos dizer. Espero ter respondido algumas das tuas dúvidas. Boa sorte na tua formação e nas tuas escolhas. Att,

      Excluir
    2. Dr Tiago, muito obrigada por esclarecer essas duvidas, alguns pontos nao estao bem claros quanto a reumato, mas ela com certeza esta em minha prioridades.

      Excluir
  12. Ola doutor estou com o seguinte probelma, meu fan da positivo,
    Material:
    Valores de Referência
    FAN - FATOR ANTI-NUCLEAR (HEP2)
    NÃO REAGENTE NUCLEO.......................: NÃO REAGENTE
    NUCLEOLO.....................: REAGENTE
    CITOPLASMA...................: NÃO REAGENTE
    APARELHO MITOTICO............: NÃO REAGENTE
    PLACA METAFASICA CROMOSSOMICA: NÃO REAGENTE
    TITULO.......................: 320
    PADRÃO.......................: Nucleolar Homogêneo
    este é o resultado, estou tentando engravidar ja faz algum tempo, meu ginecologista me deu pra tomar meticorten 5mg, fiz exames de tireoide mas deram negativos, isso pode estar me atrapalhando nas minhas tentaivas, e o remedio que estou tomando é o correto neste caso.
    Até mais doutor.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana. Apenas um resultado de FAN alterado, sem outros sinais ou sintomas de doença sistêmica/autoimune, não são suficientes para um diagnóstico reumatológico. Além disso, as doenças autoimunes pouco relacionam-se com infertilidade. Sugiro que passe por uma avaliação com um reumatologista pra uma melhor investigação desses sinais ou sintomas, e caso esteja tudo normal, não haverá motivos para tomar meticorten, e provavelmente sua infertilidade é por outro motivo (muitas vezes de difícil diagnóstico). Para mais informações, veja a postagem "O quê significa FAN positivo". Boa sorte!

      Excluir
  13. Olá, doutor!
    Desde de 2006, não tenho uma noite de sono reparador. Meu trabalho sempre foi muito estressante,leio muito e estou continuamente ocupado. Para mim, o tempo é um verdadeiro inimigo, pois tenho a sensação perene da sua escassez. Em dezembro de 2012, quando estva participando de uma corrida, perdi o movimento do braço esquerdo. No mês seguinte, comecei a ter dor nas costas mais intensas do que a de costume. Fui a um ortopedista particular, que, após a solicitação de raio x, tomografia e eletroneuromiografia, detectou herniações discais na cervical e lombar e, também, pinçamento em nervo do braço esquerdo. Um ouro ortopedista da Instituição a que pertenço encaminhou-me a um neurocirurgião para avaliação. Fiz ressonância magnética da cervical, dorsal e lombar. De acordo com o médico, não possuo herniações discais, mas sim protusões discais e pequena escoliose, o que não justifica as dores intensas. Assim, encaminhou-me a um reumatologista. Devo salientar que, no passado, fiz exame de sangue para verificar se possuía diabetes,hepatite ou algo relacionado à tireoide, o que justicaria esse cansaço intenso que tenho e, por consequência, as dores nas costas, mas nada foi detectado. Fiz, em seguida, dois anos de tratamento psicológico.
    Em suma, nessa busca frenética por soluções, o reumatologista pode ser um caminho correto?
    Desde já, agradeço.
    Rinaldo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rinaldo. Existe uma importante relação entre sobrecarga de trabalho, alteração de sono e dorsalgias; e, apesar de não existir uma causa autoimune na maioria dos casos como o teu, o reumatologista é um especialista apropriado para essa avaliação. E um breve lembrete sobre hernias discais: a maioria melhora espontaneamente, sem necessitar de cirurgia. E sobre as protrusões: são achados muito frequentes em ressonâncias magnéticas, muitas vezes sem relação com a real causa da dor. Boa sorte!

      Excluir
    2. Aproveite para ler "Dor Crônica e alterações do Sono" na barra lateral direita desse blog, "Dor nas costas" na barra superior.

      Excluir
  14. Bom dia Dr. Tiago,
    Recentimente fiz um Hemograma Completo e deu um resultado alterado no FAN.

    PESQUISA DE AUTO−ANTICORPOS CONTRA ANTÍGENOS INTRACELULARES (FAN)
    Método: Imunofluorescência Indireta em células epiteliais humanas (HEP2)
    Material: Soro

    Núcleo.......................: Reagente
    Nucleolo.....................: Não Reagente
    Citoplasma...................: Não Reagente
    Aparelho Mitótico............: Não Reagente
    Placa Metafásica Cromossônica: Não Reagente
    Padrão*.......: Nuclear Pontilhado Grosso Reticulado 1/ 640


    Valores de referência:
    Não Reagente
    *Padrão só é liberado quando houver resultado reagente.

    Devo procurar um Reumatologista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas um exame de FAN alterado não significa doença. Sugiro que leia a postagem "O quê significa FAN positivo?" na barra lateral direita desse blog. Há vários comentários semelhantes ao teu. Boa sorte!

      Excluir
  15. BOA TARDE DRº TIAGO MALUCELLI A MAIS O MENOR UM MES VEM SENTINDO DOR NO OMBRO DIREIRO ELE TAMBEM FICA INCHADO E N SEI QUAL MEDICO DEVO PROCURA.

    ResponderExcluir
  16. Dr. Tiago á muito tempo que a minha mulher vem sofrendo.
    Por exemplo, hoje doí-lhe o braço, á manha passa a dor para o outro
    depois passa para a mão direita ficando inchada com os dedos presos de movimentos.
    De manha tem dificuldade em caminhar, chega ao longo do dia com os
    dois pés inchados e com muitas dores no pé direito, tem um esporão. Com o descanso da noite o inchaço melhora, mas com o caminhar ao longo do dia piora. Já fez radiografias ás mãos, não acusou nada, fez ao ombro acusou uma tendinite, fez ao pé direito acusou um esporão. já teve dores na virilha a ponto de não poder caminhar. Fez analises estava tudo bem á excisão de, Velocidade de Sedimentação estar a 46
    na 1ª.hora
    Proteína C Reactiva(ultra sensível) estar a 4.66
    Titulo de Antiestreptolisina O 271
    Factor Reumatóide estar a 148
    Dr. gostava que me desse uma opinião sobre o que a minha mulher tem, e a quem devemos recorrer para resolver o problema, porque todos os dias vejo-a a sofrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! São vários sinais e sintomas que precisam ser melhor avaliados numa consulta, e o reumatologista é o especialista mais indicado. Apenas com a combinação certa entre sintomas, sinais e achados de exames é que podemos definir o correto diagnóstico, como num quebra-cabeças - tarefa nem sempre muito fácil. Boa sorte!

      Excluir
  17. Ola Dr... desde pequenina eu sinto muita dor nas pernas... atualemente sinto a mesma dor nos braços também.. é como se tivesse alguem apertando forte... dói toda a perna e todo o braço... se eu sinto frio nessas regiões de imediato ja sinto a dor... quando eu era pequena eu fiz alguns exames como raio-x mas nunca constou nada... meu irmão tem a mesma dor, mas nao sentiu mais.... o que poderia ser? ja fui em alguns medicos mas ninguem achou o meu problema...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mayara! Sugiro que marque uma consulta com um reumatologista pra uma avaliação detalhada dos teus sintomas; e se for necessário, avaliar alguns exames complementares; é o especialista mais habilitado pra essa investigação. Boa sorte!

      Excluir
  18. Boa tarde Dr. tenho 31 anos e ha mais ou menos uns 15 anos tenho uma forte dor na perna, entre a panturrilha e o tornozelo, são dores que dão a impressão de que alguem esta apertando bem forte, se realmente alguem apertar, no mesmo dia aparece o hematoma, sinto muita dor na carne, o que pode ser isso? Outro fato que começou há pouco mais de 2 meses é o formigamento nas pontas dos dedos dos pés, mas isso só quando começa amanhecer o dia, durante a madrugada tenho o sono tranquilo, mas quando o dia começa a amanhecer as pontas dos dedos começam a formigar, sinto o osso sempre gelado dos pés e pernas, uso bolsa de agua quente para aquecê-los pela manhã, mas nem sempre é suficiente, o que eu poderia fazer? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais nada é preciso consultar-se com um médico - sugiro um reumatologista. Boa sorte!

      Excluir
  19. Boa Noite Dr. Tiago! Tenho rosácea em meu rosto, nas bochechas e um pouco na testa também. Está no estágio I, mas já fui em 3 dermatologistas e nenhum amenizou o meu problema (a rosácea não tem cura) já gastei mto dinheiro com medicamentos e cremes específicos que foram receitados pelos dermatos mas nada adiantou, continua a mesma coisa. Minha pergunta è: será que não estou indo em um especialista errado, tendo em vista que nenhum conseguiu me ajudar? Será que o reumatologista poderia me ajudar? Pergunto isso pq sei q o reumatologista trata doenças com dor e a rosácea não dá dor, apenas vermelhidão e calor no local especifico e algumas pequenas bolinhas como se fosse picadas de mosquito. Devo contatar um reumatologista ou a rosácea não tem nada a ver com esta área? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paty! O reumatologista pouco poderá ajudar, sendo o teu quadro de rosácea - e isso deve ser confirmado e acompanhado por dermatologista. No caso de dúvida diagnóstica, uma biópsia pode ajudar. Boa sorte!

      Excluir
  20. Olá Doutor!!! Há um ano venho sofrendo com um problema nas mãos, ocorre mais a noite quando estou dormindo acordo várias vezes com as mãos pálidas e isso me assusta muito e logo que o sangue volta a circular fica muito vermelha e dormente e tbm sinto dores, percebo que acontece mais com a mão esquerda, acontece tbm durante o dia quando fico por um tempo sem movimenta-las começam a ficar dormentes, já fui ao médico que é clinico geral e cardiologista e já fiz vários exames do coração, exames de sangue e até ressonância da cabeça mas deu tudo normal, o médico me disse que tenho que consultar um psiquiatra porque é psicológico, já que tive depressão muito forte mas já fazem dois anos que não tomo nenhum anti-depressivo e me sinto muito bem e não é possível que isso seja psicológico, sinto que estou com algum problema e preciso de ajuda porque já estou ficando desesperada, durmo muito pouco a noite porque acordo várias vezes a noite com as mãos assim e o curioso é que quando acordo as mãos vai voltando ao normal, percebo que quando em movimento elas ficam normais é quando estão sem movimentar que isso acontece...por favor me ajude e me indique com qual especialista devo consultar não aguento mais conviver com esse problema, Obrigado!!! Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sheila. Sugiro que consulte um reumatologista, pensando principalmente na possibilidade de Síndrome do Túnel do Carpo. Boa sorte!

      Excluir
  21. Boa tarde! Meu nome é Fábio

    A um ano e meio comecei a senitr uma forte dor no braço esquerdo, perto do cotovelo, fui no ortopedista e fiz alguns exames e só acharam o problema quando fiz o eletroneuromiografia, deu um probleminha no nervo do cotovelo esquerdo, o medico passou um remedio que se chama BEUM, a dor passou, mas sinto que meu braço esquerdo tá um pouco fraco e um pouco fino tbm, não tenho a mesma massa muscular do braço direito, se eu pego uma caixa nao consigo ficar por muito tempo, meu braço cansa rapido e meu movimento fica lento....Eu estava pensando em marcar com um reumatologista, o Doutor acha uma boa ideia?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agende com um reumatologista ou neurologista, e leve todos os exames. Boa sorte!

      Excluir
  22. Boa noite. A 2 meses fui a um ortopedista e ele diagnosticou que estava com LER. Sentia fortes dores nos braços, uma queimação, penicões como se estivesse colocando uma agulha fina nos meus ossos e muita dor e cançaso nas pernas, ja acordava com as pernas doendo com a sensação que não tinha descansado na noite. Me afastei durante 30 dias do trabalho, a dor do braço passou, mas o cansaço e dores nas pernas não, sinto dores Cervicais tbm. 2 meses depois a dor no braço voltou. A dor se concentra mais do lado esquerdo do que direito. Lembrando que as dores cervicais, e as dores e cansaço nas pernas nunca passaram. O que pode ser? Devo procurar um reaumatolista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! O Reumatologista é o especialista mais habilitado pra você fazer uma avaliação clínica, e provavelmente necessitará de alguns exames complementares, até que se possa firmar um diagnóstico. Boa sorte!

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Boa Tarde!!!!

    Estou com um problema em minhas mãos. Quando coloco elas na agua quente ou fria a ponta dos dedos fikam brancos sem a circulação sanguinea e depois ficam cianóticas e apos azuis,e muito estranho isso Eu fico sem o tato sem força e com muita dor . E apos ate que elas voltem ao normal sinto muita muiiittaaa dor. São dores horriveis. Fui ao médico e ele solicitou exames de sangue e rx no rx deu normal mais o de sangue O proteina relativa deu Reagente,Entao o medico me encaminhou ao reumatologista mas estou aguardando o especialista,Mas venho sentido dores constantes e minhas mão fikao edemaciadas durante o dia. Por favor vc pode me esclarecer o pq esse exame deu reagente.
    Muito obrigada Aguardo um retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tua descrição é compatível com Fenômeno de Raynaud, uma vasoconstrição das pequenas artérias das dedos com a mudança da temperatura. Isso pode ou não estar relacionado com um grupo de doenças reumatológicas chamadas Colagenoses, e o FAN é um exame de triagem. O fato de estar positivo não significa ter alguma dessas doenças, pois o diagnóstico é baseado em vários critérios clínicos e laboratoriais - por isso da importância tua consulta com o especialista. Boa sorte!

      Excluir
  25. Olá boa tarde!

    Recentemente sofri um infarto (tenho 36 anos) e depois de vários exames (dois cateterismos, ressonância do coração, ecocardiograma etc.) descobri que o infarto foi causado pela obstrução das minhas coronária por trombos (não haviam lesões de aterosclerose). Além disso os exames revelaram que minhas artérias coronárias são ectasiadas... o meu cardiologista me encaminhou para um reumatologista por suspeita de vasculite!!! Fiquei um pouco assustado, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agende uma consulta com um Reumatologista, pois necessitará de uma boa avaliação clínica e investigação laboratorial ampla. Boa sorte!

      Excluir
  26. Olá, tenho dores no braço direito por um bom tempo, fui no ortopedista e fui diagnosticada com tendinite, fora isso tenho forte dores em vários pontos do corpo principalmente cervical, coluna e recentemente dores no pé direito, me sinto sem energia para fazer tudo, ja acordo cansada o que poderia ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro uma avaliação com um Reumatologista, pois várias possibilidades diagnósticas devem ser avaliadas; e de acordo com isso, um tratamento será direcionado. Att,

      Excluir
  27. Olá Dr Tiago
    Meu nome é Heloisa Helena, tenho 48 anos e venho tendo uma sequencia de sintomas que estão me preocupando e num primeiro momento busquei marcar consulta com ortopedista, que consegui apenas para o dia 18/02. Há cerca de 3 meses tive uma dor intensa, ao acordar, no segundo dedo do pé, como se fossem agulhadas, dificultando o pisar no chao. Passou depois de uns 15 minutos. Isso se repetiu na mesma semana no outro pé. Mais adiante tive inchaço nos dedos das mãos e dificuldade de dobrar os dedos, tambem pela manhã. Depois comecei a ter dores na planta do pé, próximo aos dedos, que se intensificavam com o ficar de pe, caminhar por mais de 15 minutos e ao longo do dia. ALiviavam com o levantamento das pernas e ficar sem calçado. Já agora no inicio de janeiro comecei a ter dor na articulacao do quadril no lado esquerdo, incômodas ao movimento de abrir a perna, descer e entrar no carro e caminhar por algum tempo. As dores na planta do pé foram se intensificando, a ponto de eu hoje não conseguir usar salto(o que fiz por 30 anos) e me fazendo ter que optar por usar somente as chamadas 'rasteirinhas' nos ultimos 20 dias. COmo não consegui consulta para logo, e a dor era muito incômoda, iniciei por conta propria, há quatro dias, o uso de Ibuprofeno, erva baleeira(fitoterapico) e spray de diclofenaco e compressas de gengibre em pó na planta dos pés. ALiviou um pouco, mas não consigo caminhar por mais de 600 metros, e só posso dirigir por curta distancia pois os pes doem ao pisar nos pedais do carro. Trabalho 80% do dia sentada e não pratico esportes, apenas caminhadas de cerca de 30 minutos, que parei por causa das dores no final de dezembro. A dor no quadril e nos dedos das maos continuam, mas bem mais leves. Uma colega de trabalho me disse que deveria consultar um reumatologista e nao ortopedista, e acabei por encontrar seu blog. Achas que é caso para reumatologista? COnfesso que ignorava o que faz um reumatologista. Tens alguma indicaçao de profissional em Porto ALegre?? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas que um Reumatologista é o especialista mais indicado pra tua avaliação. Dê uma olhada no site da SBR (Sociedade Brasileira de Reumatologia) - link na barra lateral - onde você poderá procurar por especialistas em PoA. Boa sorte!

      Excluir
  28. Bom dia!
    Há alguns dias venho sentindo dores nas costas, como se fosse em um ponto específico que causa sensibilidade na pele, o simples toque na pele causa dor e imenso desconforto, é uma dor que me confunde, parece ser muscular, mas a sensibilidade da pele é o que mais incomoda. Além das costas, sinto dor em alguns outros pontos fixos da pele, com sensibilidade e sensação de pontadas e como se estivesse queimando. A pele está normal, sem alterações externas. Será que pode ser fibromialgia? O reumatologista seria o profissional adequado para avaliar o quadro? Sei que tenho também uma hérnia protusa na cervical, fui ao ortopedista e ele me orientou a procurar um reumatologista.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida que a melhor alternativa é consultar um reumatologista. Boa sorte!

      Excluir
  29. Boa noite Dr Tiago
    Ultimamente tenho muita dor nas pernas na panturrilha ... E quando eu era pequena era constante essa dor até fiz tratamento para reumatismo mas depois que eu cresci parei com o tratamento e não fiz mais nenhum exame para saber se ainda tenho reumatismo ...O que eu faço? procuro um reumatologista? porque fui no medico esses dias ele falou para eu procurar um dermatologista...
    desde já Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jaqueline. Sem dúvida, o reumatologista é o especialista mais apropriado pra tua avaliação. Boa sorte!

      Excluir
  30. Boa noite doutor! Algumas mulheres da família do meu pai tiverem Lupus e outras doenças auto-imunes, eu tenho chance de ter? O que devo fazer? Um exame para descobrir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isa. Dúvidas como a tua são bastante frequentes. Seria interessante uma consulta com um reumatologista pra uma avaliação minuciosa em busca de sinais ou sintomas que possam estar relacionados com uma doença autoimune; só então saberá se vale a pena fazer algum exame ou não. Não existe um exame para "rastrear" doenças autoimunes. Muitos solicitam o exame de FAN, que muitas vezes gera ainda mais dor de cabeça, pois é um exame que frequentemente mostra-se alterado em pessoas saudáveis - vide postagem "O quê é FAN positivo?". Boa sorte!

      Excluir
  31. Boa tarde, achei este blog muito interessante, e gostaria de compartilhar, desde março de 2007 sofre com lesões que surgem na minha pele, começam do tamanho de uma picada de mosquito, mas o aspecto é diferente, com a ponta bem vermelha e dolorida. Depois se tornam feridas imensas, doloridas que pulsam como um coração, de outras vezes são bolhas. Ao longo desses anos eu já fiz inúmeros exames e biopsias e todo tipo de consulta com médicos variados, ninguém me deu um diagnostico, elas dão febre, dores nas articulações, é um sofrimento. Apenas uma coisa fazem regredir que é a injeção Diprospan, mas ela esta me deixando doente, tipo problema nos olhos, problema cardiológico. Nesse momento estou em crise, e desesperada, surgiram 4 lesões de uma vez, nos pés fiquei impossibilitada de caminhar. A médica do os que me atendeu pediu para que eu procurasse um reumatologista, eu conseguiria algo, diante desse pequeno relato.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maksaila. Teu quadro clínico é bastante sugestivo de um processo autoimune, que pode estar causando uma inflamação nos vasos da pele e nas articulações. É fundamental uma avaliação com um reumatologista pra uma melhor investigação, definição diagnóstica e, se possível, terapêutica. Boa sorte!

      Excluir
  32. Todos os dias seja em repouso ou em atividade sinto uma forte dor e queimacao nas pernas e braços, ja não consigo mais nem me animar pra nada pois me deixa fraca e sem vontade pra nada ja fui em médicos e nada falaram que tenho que procurar um reumatologista o que devw aer doutor. .?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consulte um Reumatologista, pois é o especialista mais habilitado pra avaliação de casos de dor difusa crônica. Boa sorte!

      Excluir
  33. Boa noite, enfrento uma dor imensa nos pés e na mão esquerda, e cada dia que acordo as dores são em partes diferentes do corpo, eu já fiz ressonância da lombar, mas ainda ñ consegui mostrar por ortopedista, tem dia que eu ñ consigo segurar um copo, minha mão incha muito, estou querendo consultar um reumatologista, será que estou no caminho certo? minha consulta com o ortopedista é só em julho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida o reumatologista é o especialista mais habilitado pra avaliação das tuas dores. Boa sorte!

      Excluir
  34. Ola Doutor Tiago boa noite!!!Em junho de 2010 eu tive uma dor muito forte nos dois joelhos que não havia nada que cortasse essa dor,começou com dor no calcanhar,que chegou a ponto de não conseguir colocar os calcanhares no chão, e depois foi pro joelho até que depois de muitos exames foi constatado que eu tinha artrite reumatóide em todas as juntas das mãos e pés,e artrose nos dois joelhos e nas canelas e tbém fibromialgia,tanto que fiquei sem poder andar por dois anos, pois as dores eram terríveis e os medicamentos eram muito fortes e não respondiam ao tratamento,eu quase fiquei surda e perdi mais de 60% da visão direita devido aos medicamentos e tbém me provocava cegueira noturna,foi um sofrimento muito grande tomei estes medicamentos por quase tres anos,além de aumentar o meu peso terrivelmente, até que foi indo eu não aguentei mais e parei de tomar todos os medicamentos e fiquei tomando um medicamento que o primeiro médico me passou no inicio do tratamento o prednisona, mas ele me falou que eu não poderia tomar ele por muito tempo,mas era o unico que tirava aquela crise de dor forte e assim estou tomando este medicamento ha mais de dois anos e agora eu fui ao médico e ele me falou que eu não posso parar de tomar este medicamento de uma vez pqe se fizer isso corro sérios riscos e agora??este medicamento tbém aumentou muito o meu peso e agora, pois ainda tenho hipertensão e hipotireóide, não sei o que fazer pqe ja tentei de tudo e não há nada que passe estas dores terríveis nas mãos,pés e joelhos e alem de tudo o médico me falou que deu desgaste nos joelhos, ele me passou o Reuquinol 400mg,mas não passa as dores o que devo fazer? Eu gostaria de saber quais são as reações se eu parar de tomar este medicamento o prednisona,ja tentei parar de tomar ele por uma semana, mas ai infecciona todas as juntas do meu corpo que não consigo andar e nem mexer os braços...não sei mais o que fazer, me aconselhe por favor...obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosangela. Sugiro que faça acompanhamento com um reumatologista! Boa sorte

      Excluir
  35. Olá, Dr. Tiago Malucelli! Parabéns pelo blog! Encontrei ele por acaso e gostei da atenção como responde as dúvidas. =D Bom, vamos a minha. As vezes sinto dor no joelho direito, ele incha, fica avermelhado e quente e não consigo dobrá-lo. Esses sintomas apareciam também de forma arredondada na palma das mãos, no dedão do pé e raramente no cotovelo. Isso passa em 3 - 5 dias. Gostaria de saber se o ideal é procurar um reumatologista quando os sintomas aparecerem ou se já consulto um. Fiz um exame fator reumatóide (AR/FR) e o resultado deu inferior a 20,00 UI/ml. Obrigada pela atenção, Vanessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa! Sugiro que procure um reumatologista pra uma avaliação clínica, e se necessário repetir alguns exames. Esse é o especialista mais apto pra essa avaliação/investigação. Boa sorte!

      Excluir
    2. Bom dia, Dr. Tiago! Obrigada pela recomendação. Até mais!

      Excluir
  36. Olá, estou com um formigamento no corpo (menos cabeca e partes intimas) a mais de 45 dias. Já fui para cardiologia, clinico, ortopedista e neuro. Fiz inumeros exames de sangue e tomografia, porem nada detectaram. Será que Reumatologia pode descobrir minha "doenca"?

    ResponderExcluir
  37. Bom dia.
    Tenho 32 anos e ha 1 ano estava sentindo muita dores no ombro, punho e joelhos procurei um ortopedista e fui diagnosticada com osteopenia, ele passou só um antiframatorio e calcio.
    As dores aumentou e agora retornei a outro ortopedista e fiz outros exames e contratou que tenho alem da osteopenia artrose em todas as juntas, ele passou o remédio lyrica 150mg estou tomando a quase 2 meses e as dores estão aumentando, isso porque estou de atestado mas quando volto a trabalhar as dores pioram bastante pois trabalho na limpeza.
    Te pergunto este tratamento esta certo? Devo procurar um reumatologista?
    Obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um Reumatoloogista para uma melhor avaliação do teu quadro clínico. Boa sorte!

      Excluir
  38. Boa tarde.
    Me chamo Alexander e tenho 24 anos.
    Sinto dores muito fortes na altura da costela direita a alguns meses e as vezes ela vem com uma dormência acima do estomago. Já fui em ortopedista, não era fratura. Clinico disse que poderia ser uma neuralgia do nervo intercostal e me encaminhou a um neurologista. Fiz tratamento durante 1 mês com carbamazepina e nada adiantou. Tem 1 semana que o médico trocou minha medicação para 3 doses diárias de Gabapentina e 2 doses diárias de Celebra, e nada de adiantar também. Esse tratamento está correto? Devo recorrer a um reumatologista? Tenho uma eletroneuromiografia marcada para o mes que vem, devo esperar o resultado antes de procurar algum outro especialista?

    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alexander. A avaliação do correto diagnóstico só seria possível no consultório, mas pelo que você descreve acima a neurite intercostal é uma boa possibilidade. Caso confirmada, uma infiltração seria uma opção pra alívio da dor, geralmente realizada por reumatologistas. Boa sorte!

      Excluir
  39. Olá Dr. Tiago Malucelli, boa tarde.
    Tenho 29 anos. A pelo menos 8 anos sofro com dores no pescoço e ombros.
    E a 3 anos sofro com alteração de sono. Eu deito, durmo rápido, porém depois de 2 horas eu acordo, durmo rápido de novo, e em 2 hrs acordo de novo, e assim vai a noite toda. Nunca procurei um médico para ver a dor nas costas porque achava que era só dor muscular relacionada a stress, a uns anos atrás meu trabalho era muito estressante. Mas agora meu trabalho é muito tranquilo e comecei a achar que minhas dores e problema para dormir não são por stress. Fui hoje a um ortopedista que fez pouco caso da minha dor e disse que deve ser uma dor muscular qualquer, mas mandou eu fazer uma tomografia. Mas quero te perguntar se meu caso seria melhor avaliado por um reumatologista? Fibromialgia seria uma hipótese? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Letícia. Com certeza o reumatologista é o especialista mais capacitado pra avaliar teu quadro clínico e a fibromialgia está sim entre as possíveis causas disso tudo. Boa sorte!

      Excluir
    2. Agradeço muito sua rápida resposta!

      Excluir
  40. Olá doutor, meu nome é Zoraide tenho 26 anos, tive 2 mortes prematuras aos 6 meses de gestação no período de 4 anos, nenhum medico soube mim explicar pq ocorreu isto. Logo depois da ultima morte gestacional, mais ou menos 1 ano, tive uma internação seria, meu corpo empolou todo, logo depois minhas pernas ficaram com hematomas tipo roxo, as minhas pernas estavam tipo comprimindo, fui levada ao hospital fizeram tratamento com adrenalina, corticoides,antes mim deram Fernancam, mas só piorou, por isto entrou com a adrenalina, todos os exames foram feitos, não deram nada, mas a medica suspeitou de vasculite, com o tempo as manchas foram sumido e ganhei alta.Hoje depois de um ano quero engravidar, por isto fiz alguns exames o fan deu 1.320, a medica mandou eu procurar um reumatologista, pois tenho muitos sintomas de uma doença auto imune, minha garganta infama muito ao ano, tenho alergia a frio e ao calor, mim impolo a toa, e não tenho alergia de nenhum alimento ou produto.O que você acha,, sera que uma doença auto imune pode causar as mortes prematuras em mim. o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga a orientação da sua médica e consulte com um reumatologista. Boa sorte!

      Excluir
  41. Dr, tive acesso ao seu blog e resolvi escrever e telefonar para o seu consultório.Sou de Cuiabá MT.
    Desde criança tenho dores e sempre passando de um médico para outro, diagnóstico de anemia (qdo cça) as pernas inchava, era uma cça que não gostava de ficar deitada nem quieta pois doía tudo...Fiquei adulta ainda com dores, diagnosticada com fibromialgia,inflamação no nervo siatico, várias vezes internada com colite, inflamação no cóquis, muitas fisioterapias e nada, melhorava,mas nem um ano se passava elas apareciam. Em 2005 tive muitas dores e diagnosticou tendinite no ombro esquerdo e "bico de papagaio" na coluna cervical, mais tratamento.Em 2006,2007, fui afastada de sala de aula ( sou professora), as dores continuavam na coluna ombros e quadril, conviver com as dores era rotina.Fiquei uns tempos sem voltar aos ortopedistas e mais de 10 anos sem voltar ao reumatologista, pois nenhum diagnosticava o que eu tinha. Em 2009 fiquei muito ruim dos ombros ,fiz exame e diagnosticou tendinite calcárea no ombro direito ,em 2010 tive congelamento de ombro, fiquei sem movimentar o ombro direito e esquerdo, em 2012 operei do esquerdo (raspagem) mas a calcificação quebrou meu tendão e hoje tenho um pino. Em 2010 também tive uma perda de sensibilidade na perna direita (estava dirigindo e não conseguia sentir a perna) fui ao ortopedista e desde este ano venho fazendo exames e tratamento, muitas dores no quadril.O primeiro diagnóstico foi bursite, (ultrasonografia), como a infecção não cedia, fiz ressonância magnética e o médico que fez a ressonancia, diagnosticou espondiliartrose e sacroelite, fiz mais duas e deu o mesmo diagnóstico, a terceira foi em laboratório diferente, fiz também da coluna e deu diminuição de discos lombar e artrose. Fiz exames de sangue a hemossedimentação deu 23 mm/1ª hora e o exame de proteina C reativa 20,6 mg/1, o ortopedista me passou para o reumatologista. Fui ao reumatologista, fiz o exame HLA e deu Negativo, o FAN também deu negativo e o reumatologista não diagnosticou espondilite mesmo diante dos outros exames.Fui em mais dois ortopedista diferente, eles viram todos exames e disseram que era espondilite e tinha que ir ao reumatologista, voltei ao meu ortopedista ele tem me acompanhado, passa remédios antiflamatórios e para dor, mas a dor não passa.De manhã amanheço dura, se sento durante o dia é dificil levantar, melhora um pouco quando me movimento, mas não consigo ficar muito tempo em pé ou andando, não consigo ficar deitada e para dormir dói muito.
    Lendo suas respostas e artigo,percebi que o senhor tem muito conhecimento sobre esta doença e resolvi contactar o senhor, pois não sei mais o que fazer. estou de licença médica e o perito disse que vai me aposentar, mesmo não tendo diagnóstico preciso, pois já estou a mais de 05 anos entrando de licença e em readaptação.Gostaria muito de saber o que realmente eu tenho.

    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você precisa de um médico que possa te explicar melhor quais desses diagnósticos são realmente relevantes, se algum pode ser apenas achado de exame; e se é possível encontrar uma única condição responsável por todas as tuas dores. Um bom reumatologista é o especialista ideal pra você. Boa sorte!

      Excluir
  42. Bom dia dr! Tenho 47 anos e há quase 04 meses venho sentindo dores fortes nos dois ombros, braços, pernas, pés, lombar e nas costas, as vezes não consigo ter uma noite de sono tranquilo e na maioria das vezes amanheço com os dedos idas mãos inchados e dolorosos, tive o Zika Vírus há 04 meses atrás e logo após tratamento comecei a sentir essas dores, fiz exames laboratoriais 02 vezes depois disso e os resultados foram normais, porém qdo acordo pela manhã já é sentindo dores. O q devo fazer e qual especialista devo procura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consultar-se com um reumatologista é sem dúvida a melhor opção. Boa sorte!

      Excluir