quarta-feira, 18 de maio de 2011

Amortecimento nas mãos

Muitas pessoas sofrem com amortecimentos das mãos. Preocupadas que estejam tendo um “Ataque Cardíaco” ou um “Derrame”, algumas acabam sendo atendidas na correria de pronto-atendimentos e submetidas a exames e avaliações desnecessários. Discutirei duas situações distintas. Quando pessoas ansiosas respiram mais rápido em momentos de angústia, esse aumento de freqüência ventilatória pode causar alterações eletrolíticas no sangue e gerar parestesias (amortecimentos) de extremidades e até mesmo contrações musculares involuntárias, chamadas tetanias. Além das mãos, os amortecimentos são também freqüentemente percebidos na boca, causando ainda mais ansiedade e piora do quadro – como num círculo vicioso. Nesse momento é fundamental assegurar o paciente e a família da benignidade do quadro, que pode ser revertido com simples manobras ventilatórias ou com medicações ansiolíticas (que diminuem a ansiedade).
Outra causa muito freqüente de amortecimento nas mãos é a Síndrome do Túnel do Carpo. Ao dormir, a maioria das pessoas faz uma flexão involuntária dos punhos, podendo gerar compressão nervosa justamente neste estreito espaço, chamado Túnel do Carpo. Acordar com as mãos amortecidas, às vezes com sensação de que estão geladas e inchadas assusta! – e a reação é de chacoalhá-las e até colocá-las de baixo d’água. Pode ocorrer durante a gravidez ou associado a doenças como diabetes, hipotireoidismo, fibromialgia; mas na maioria dos casos ocorre isoladamente. Nos quadros leves, a conduta médica é conservadora, como tala noturna e infiltração local. Nos graves e persistentes, diminuição da força e atrofia muscular podem ocorrer, e cirurgia descompressiva deve ser realizada. Mas, antes de tudo, não esquecer que outras possíveis causas de amortecimento nas mãos devem sempre ser afastadas, e que o correto diagnóstico ainda é essencial para o correto tratamento.
  

4 comentários:

  1. boa noite,gostaria de saber se tem um tratamento pro turnio do carpo ou so cirugia pq eu tenho e ultimamente estou sentindo as maos adormecidas e nao sei o que fazer e uma sensaçao muito ruim isso so acontece a noite e fico muito imritada com isso,seria possivel me orientar deste ja agradeso sua atençao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você deve ter lido na postagem acima, nos casos iniciais e leves, pode-se usar tala noturna e infiltração local se necessário. Nos graves e persistentes, diminuição da força e atrofia muscular podem ocorrer, e cirurgia descompressiva deve ser realizada.

      Excluir
  2. Olá Tiago! Eu sou diabético tipo 2, tenho observado muita dormencia nas mãos quando estou fazendo algo, sentado por exemplo, digitando, ou qualquer outro trabalho manual, o que você poderia me dizer a respeito?
    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem diversas causas de amortecimento nas mãos. No teu caso, a primeira dúvida é se isso está ou não relacionado ao Diabetes, e vai depender muito de quanto tempo tem a doença, e como está o controle da mesma. Sugiro avaliação com um Reumatologista ou neurologista. Att,

      Excluir