domingo, 4 de dezembro de 2011

O quê significa “FAN positivo”?


Diariamente atendemos pacientes preocupados com resultados de exames! Invariavelmente são pessoas com dores no corpo, com algum anticorpo presente, entre os mais comuns estão o Fator Reumatóide (FR), o ASLO (antistreptolisina O) e o FAN (Fator Antinuclear) – exames frequentemente achados positivos em pessoas saudáveis.  Repito que as doenças reumatológicas são diagnosticadas como um quebra-cabeça, onde várias “peças” precisam ser encaixadas para que a doença mostre sua “cara”, sendo que as peças essenciais são os sintomas e sinais clínicos. Portanto, devemos evitar esses anticorpos quando não há uma forte suspeita clínica – e dores no corpo não os justificam!
Reproduzo a seguir alguns trechos do 3º Consenso Brasileiro sobre a pesquisa de FAN, criado justamente para tentar melhor esclarecer médicos e profissionais de saúde sobre esse exame:

A alta frequência de resultados positivos do teste (FAN) em indivíduos saudáveis ou com manifestações clínicas vagas tem trazido à tona uma situação denominada por alguns de “Síndrome do Anticorpo Antinúcleo Idiopático” (ou Síndrome FAN positivo). A perda de especificidade do teste agravou-se também pelo fato de que uma vasta gama de especialistas médicos passou a utilizá-lo. Inicialmente, os reumatologistas e nefrologistas eram os grandes usuários desse exame e, em decorrência de sua familiaridade com o mesmo e das características de sua clientela, tinham maior chance de solicitar o exame a quem realmente tivesse quadro autoimune. Hoje, o FAN é um exame solicitado com menos critério por grande variedade de especialistas, que obviamente atendem uma clientela distinta, na qual o diagnóstico de doença reumática autoimune é menos prevalente. Assim, a chance de resultados positivos em indivíduos saudáveis ou com apresentações clínicas pouco expressivas tornou-se maior... o exame deve ser solicitado apenas quando houver suspeita convincente de doença autoimune. Sua solicitação frente a um paciente com queixas vagas, frequentemente trará mais confusão ao raciocínio clínico, visto que um resultado positivo não implica necessariamente autoimunidade... Outro ponto a se considerar é que o nível de autoimunidade fisiológica, ou basal, pode flutuar na dependência de sobrecargas a que o sistema imunológico seja exposto. Está bem demonstrada a presença de autoanticorpos desencadeada transitoriamente por infecções, por medicamentos e por neoplasias (tumores).  Portanto, outra consideração a ser feita ante um paciente com um achado positivo de FAN refere-se à possibilidade de infecções virais recentes, uso de medicamentos e processos neoplásicos... Perante um resultado positivo de FAN é imprescindível que se caracterize essa reatividade... Essa avaliação deve ser subsidiada por evidência clínica ou laboratorial de doença autoimune sistêmica. Além do exame clínico apurado, é importante verificar possíveis alterações em hemograma, urina, proteína C-reativa e velocidade de hemossedimentação (VHS), que podem ser considerados extensões do exame clínico... Sintomas vagos, como artralgia (dor articular) e astenia (sensação de diminuição de força), com exames laboratoriais gerais normais não são suficientes para oferecer subsídio para um achado laboratorial de FAN... Nesses casos, o exercício do bom senso com o acompanhamento da situação clínica do paciente em consultas regulares pode ser a melhor conduta.


Resumindo, a presença de FAN positivo sem outros achados clínicos específicos não significa ter uma doença reumatológica, e o Consenso acima citado é justamente para nos auxiliar na interpretação desse exame. Mas antes de tudo é preciso saber quando solicitá-lo (e quando não solicitá-lo).

201 comentários:

  1. tive recentemente crises de tendinite isso vem ocorrendo desde 2006 e recentemente o médico solicitou exames e o meu fam deu positivo gostaria de uma explicação melhor sobre este resultado?um alegou doença de reaumatismo outro disse que é da tendinite em qual devo acreditar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tuas dores são mesmo crises de tendinite, o exame de FAN não é útil e também não significa algum tipo de "reumatismo". Isso porque tendinites não são manifestações das Colagenoses, grupo de doenças em que o FAN é um auxiliar na classificação. Sugiro que leia as postagens "O quê são Tendinites e Bursites" e "O quê é reumatismo" - vide barra lateral direita.

      Excluir
  2. Boa tarde, fui ao dermatologista porque estava com muita queda de cabelo, ele solicitou vários exames inclusive o Fan, que pra minha surpresa deu positivo, padrao 1/320 nucleo pontilhado fino e nucleolar homogeneo... Nao tenho dores articulares, porém tenho vários outros sintomas q trato já algum tempo, que foram diagnósticados como Sindrome da dor miofascial e transtorno de ansiedade generalizada... Lendo sobre esclerose multipla, vi q alguns sintomas sao semelhantes... Minha duvida êh se a ressonancia magnética evidencia diagnostico dessa doença? Porque fiz uma há aproximadamente um ano e nao detectou nada relacionado... Marquei reumatologista porém só há vaga pro fim do mês. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! É frequente nós reumatologistas atendermos pacientes encaminhados pelos dermatologistas devido queda de cabelo + FAN positivo. Nesses casos, uma avaliação clínica em busca de sinais e sintomas de doenças autoimunes é realizado, e, se for necessário, alguns exames complementares adicionais - a Ressonância Magnética é de pouca utilidade. Bom, quando você escreveu Esclerose Múltipla (doença neurológica) deve ter se confundido com Esclerose Sistêmica (doença reumatológica), em que o achado principal é a esclerodactilia (espessamento cutâneo dos dedos das mãos). Boa sorte na sua consulta!

      Excluir
  3. Boa noite Drº, meu hepatologista pediu esse exame Fan , e deu reagente e placa cromossomatica reagente e 1/640. Tenho alterações no figado sem causa aparente, não bebo, não fumo, e deu ferritina 490, não sei o que pensar, tenho consulta , mas gostaria que o senhor me adiantasse algo.
    Obrigada
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda
      Como você deve ter lido, esse exame é bastante inespecífico. Se você está fazendo acompanhamento devido alterações hepáticas apenas, sem outros sintomas, esse exame pode estar alterado por causa disso (vários tipos de Hepatites podem alterar esse exame, como as virais e as autoimunes). Imagino que uma avaliação hematológica e renal já foi realizada (Hemograma, creatinina e exame de urina). Não esquça de relatar quaisquer outros sintomas ao teu médico, mas de uma maneira geral, as doenças reumatológicas não gostam muito do fígado. Boa sorte!

      Excluir
  4. Dr, recentemente, venho sofrendo de dores abdominais, no estômago e intestino. Procurei, primeiramente, um gastro que me pediu vários exames, dentre os quais o FAN. O exame deu positivo 1/160. Fiz tb uns exames de rotina e meu gama gt está acima de 500. É necessário procurar um reumatologista? Tenho tido muita queda de cabelo...

    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila
      Algumas vezes fazer o diagnóstico de uma doença é como um quebra-cabeça, ou seja, precisamos juntar diversas peças para formarmos uma imagem. Pelos teus sintomas descritos, não vejo muita importância no teu exame de FAN, mas somente na consulta médica (anamnese e exame físico minuciosos) é que podemos "juntar as peças" corretamente. Att,

      Excluir
  5. olá dr. tenho uma filha de 1 ano e 10 meses, o cabelo dela estava caindo muito, a dermato. pediu um hemograma(que deu tudo certo) e um fan que segundo ela deu positivo: FAN - PESQUISA DE AUTO-ANTICORPOS(HEP2)
    MÉTODO:IMF EM CÉLULAS Hep2
    NÚCLEO POSITIVO
    NUCLÉOLO NEGATIVO
    PLACA METAFÁSICA NEGATIVA
    APARELHO MITÓTICO NEGATIVO
    CITOPLASMA NEGATIVO
    PADRÃO NUCLAR PONTILHADO FINO
    TÍTULO 1/80
    ela pediu que eu procurasse um reumatologista, mas ainda estou procurando aqui na minha cidade,estou muito preocupada, será que minha filha pode ter algo grave?? obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você deve ter lido acima, apenas esse exame (FAN), com as características descritas acima, não tem muito significado. Será necessária uma avaliação reumatológica, com um exame físico minucioso e exames laboratoriais gerais (ao menos um novo hemograma com plaquetas, VHS, PCR, TSH, Creatinina, urina), em busca de mais pistas para um diagnóstico. A maioria dos paciente com queda de cabelo como única queixa, que tem FAN positivo, não encontramos doença reumatológica alguma. Boa sorte!

      Excluir
    2. obrigada, adorei seu blog, muito útil. parabéns pelo seu trabalho.

      Excluir
  6. Boa Noite doutor, primeiro muito obrigada pelo seu esclarecimento!
    Minha duvida é: Minha irmã deu fan Positivo, Reagente num sei mais o que... e ela não sente dores porem seus musculos dos ombros rangem como portas, e ela fala que no frio as pontas dos dedos ficam mais brancas do que o normal, fora isso não sente nada, nenhuma dor nada... será que isso ja é um sinal de Esclerodermia? corre algum risco de futuramente ela ficar sem andar ou se mecher como na esclerose multipla???? ela corre risco de morte? estou muito triste pois ja tenho uma irma lutando com problemas pulmonar. Doutor se puder me responder ficarei muito feliz...

    https://www.facebook.com/kinhaloirinha26

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite

      A história da mudança de cor dos dedos ao frio, pode ser o que chamamos de Fenômeno de Raynaud (fenômeno que ocorre em várias doenças reumatológicas). Somando-se a história familiar e o FAN positivo, existe risco do quadro evoluir para Esclerodermia. O padrão do FAN e alguns outros anticorpos dosados através de exame de sangue, podem nos fornecer informações mais específicas sobre a doença. Além disso, existe um exame chamado Capilaroscopia, que analisa os capilares ungueais (vasos da base das unhas das mãos), que também pode ter um papel importante em definir o prognóstico nesses casos. Sem dúvida é importante o acompanhamento com um reumatologista. Boa sorte!

      Excluir
  7. Bom dia Dr. Tiago Malucceli

    Venho tenho dores nas articulações constante, também tive uma perda de sensibilidade em dois dedos do pé esquerdo começou como um formigamento e hoje não sinto. Realizei os exames e os resultados foram seguinte.
    VHS - 14mm / 1º hora
    Antiestreptolisina-O - 325 UI/mL
    Proteína C Reativa Ultrasensível - 0,53 mg/dl
    Pesquisa de Auto-Anticorpos - FAN
    Núcleo - Reagente
    Nucléolo - Não Reagente
    Citoplasma - Não Reagente
    Aparelho Mitótico - Não Reagente
    Placa Metafásica Cromossômica - Reagente
    Padrão: Nuclear pontilhado fino com placas metafásica corada
    Título: 1/1280
    Nota: Triagem realizada a partir do título 1/80.
    Células LE - Negativo
    Anti-dsDna - Negativo

    Gostaria de saber pode ser alguma doença auto-imune.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel

      Você precisa consultar-se com um reumatologista para detalhar melhor o padrão das suas dores, se tem ou não sinais de artrite e se tua queixa de perda de sensibilidade pode ou não estar relacionada com o resto (como nos casos de vasculite, por exemplo). Isso tudo somado ao teu resultado de FAN pode sim estar relacionado a uma doença autoimune, que necessitará ser melhor investigada no consultório. Boa sorte!

      Excluir
  8. Bom dia Dr. Obrigada pelos esclarecimentos.
    Estou muito preocupada, pois todo ano alguns exames de sangue meus aparecem alterados.
    Estou com FAN Positivo/ PCR elevado e VHS aumentado com queda de cabelo. No entanto meu hemograma está normal e eu me sinto ótima de saude, sem dores na articulação e nem machas pelo corpo. Td ano meu PCR e VHS aparecem elevado. No entanto n frequento reumatologista, apenas clinico. Vc acha necessário ir a um especialista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Queda de cabelo, com FAN positivo, VHS e PCR elevados pode ser o início de uma doença autoimune; porém, também pode não ter nenhum signficado. É importante uma consulta (anamnese e exame físico) com um reumatologista para que se possa melhor interpretar esses resultados, e assim te dar um melhor esclarecimento sobre a tua condição. Alerto que, em alguns casos, somente o tempo irá mostrar o que realmente está acontecendo. Por enquanto, como você está sentindo-se bem, o mais importante é afastar que você tenha algum comprometimento mais grave, por exemplo uma alteração silenciosa na função dos rins. Espero ter ajudado e boa sorte!

      Excluir
  9. Bom dia Dr. Tiago,
    Peguei o resultado de novos exames e como minha consulta é só para daqui 10 dias, gostaria de sua ajuda.

    Repetição FAN.
    Nuclear: Reagente
    Nucleolar: Não Reagente
    Placa Cromossomica Metafasica: Reagente
    Citoplasmatico: Não Reagente
    Aparelho Mitotico: Não Reagente
    Titulo: 1/1280 - Padrão Pontilhado Fino.

    DNA Nativo (Dupla Hélice): Não Reagente
    SS-A/Ro: Reagente
    SS-B/La: Reagente
    Sm: Não Reagente
    Fracao C3 do Complemento: 154 mg/dl
    Hemossedimentação: 14 mm/1hora
    Calcio: 9,8 mg/dL
    Fosfatase Alcalina (ALP): 84 U/L
    Fosforo Inorganico: 2,4 mg/dL

    Por favor me ajude.

    Daniel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel. Apenas com os resultados dos teus exames não é possível definir o teu diagnóstico ou te orientar como prosseguir. Você apresentou alguns resultados alterados que podem estar relacionados a tua queixa, mas você terá que aguardar para conversar com o teu médico no consultório. Boa sorte!

      Excluir
  10. Olá, desde o natal de 2012 comecei a sentir forte dores nos dois tornozelos e os médicos a que me consultei afirmaram que era tendinite nos dois calcanhares de aquilies. Eu mal consegui colocar os pés no chão de tanta dor. Tomei antibióticos e anti inflamatórios e não resolveu o meu problema. No mês de Janeiro e Fevereiro consultei um reumato porque as dores não passavam e parece que o corpo todo está com este problema. Eu não aguento ficar muito tempo sentada, nem muito tempo em pé, não consigo ficar de pernas cruzadas, a coluna, o pescoço e as articulações das mãos não são as mesmas e até pra cortar algo com a tesoura me faz dar pequenas pausas para terminar o trabalho. Ele me passou exames de raio x, uma ultrassonografia e de sangue. O raio x não deu nada. A ultra informou que eu tinha calcificações, um pouco de líquido e pequenos derrames nos dois tornozelos. Já o FAN deu o seguinte: NUCLEO-POSITIVO, NUCLEOLO-NEGATIVO,PLACA METAFASICA-POSITIVA, APARELHO MITOTICO-NEGATIVO, CITOPLASMA-NEGATIVO, PADRÃO-NUCLEAR PONTILHADO FINO DENSO COM PLACA METAFÁSICA POSITIVA, TÍTULO- 1/160. Ele me passou Betatrinta injetável me prometendo que a dor sumiria em 15 dias, mas no dia seguinte elas ainda estavam lá. Ele me mandou tomar Fluoxetina diariamente o que também não resolve. Eu tenho Doença de Hashimoto comprovado (no mês de Janeiro, o meu ANTI TPGO já passava de 680 e comecei a tomar hormônios Levoid de 25mg). A minha endócrino sugeriu que era artrite reumatóide. Como eu estive com problemas de plaquetas a minha Hematologista disse que era impossível ser a artrite e se eu já tinha ouvido falar em Lupus... Não consigo um médico que me dê uma resposta sobre essas dores que continuam e que me impossibilitam de trabalhar. O que eu tenho Dr????? Socorro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana

      Costumo dizer que as doenças reumatológicas são como um quebra-cabeças, é preciso juntar várias peças (pistas diagnósticas) para formar uma imagem (diagnóstico). O detalhe está nas pistas... E para juntar essas pistas é preciso uma boa conversa no consultório (anamnese detalhada) e minucioso exame físico. Só então é que os exames complementares podem nos ajudar, por isso são chamados complementares. Mesmo após tudo isso, às vezes não conseguimos formar um diagnóstico, e apesar de angustiante, muitas vezes apenas com o tempo é que novas pistas vão surgir. No teu caso, é preciso procurar mais pistas! Sugiro persistir em acompanhamento com um reumatologista em busca do correto diagnóstico, pois é o especialista mais habilitado pra isso. E lembro que o Hipotireoidismo Autoimune (Hashimoto) pode também ser um dos responsáveis pelas tuas dores, mas antes disso é preciso afastar causas mais importantes, como o próprio Lupus Eritematoso Sistêmico. Boa sorte!

      Excluir
  11. Bom Dia Dr, minha filha de 20 anoa foi ao medico e ele receitou alguns exames, o hemograma deu tudo normal, já o PCR deu 16.75 e o VHS 40, valores acima do normal, ela está com gripe,agora ele receitou o exame fan, ela está tomando nimesulida, foi ao medico pq estava com uma pequena mancha vermelha clara ao lado do seio, mas que em dois dias já desapareceu, creio ter sido uma picada, pq desapareceu completamente, a gripe pode causar alteração nesses exames? devo esperar a gripe sarar e ela parar de tomar o nimesulida para fazer o exame fan?
    Muito obrigada...tenha um bom dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Um quadro infeccioso pode alterar exames como o PCR e VHS. Alterações como essas muitas vezes geram confusão e exames desnecessários. O FAN, por exemplo, pode ter resultado alterado em pessoas saudáveis, como você deve ter lido na postagem e comentários acima. Se a filha melhorar do quadro infeccioso e não tiver mais queixas ou outros sinais clínicos, sugiro não fazer exame nenhum. Pelo que a senhora descreveu, não vejo motivos pra fazer o exame de FAN, pois pode dar resultado duvidoso e ser mal interpretado. Mas antes de mais nada, converse melhor com o médico para saber se ele viu algum outro sinal ou sintoma que justifique fazer o exame; e principalmente se o resultado vai ajudar a confirmar algum diagnóstico. Boa sorte!

      Excluir
  12. Prezado Dr. Tiago,

    Minha irmã está muito preocupada, tem dois meses que ela vem sentindo muitas dores de cabeça, e em algumas ocasiões aparece um inchaço na lateral do rosto descendo até os lábios. O seu médico pediu um exame que apresentou o seguinte resultado:
    Fator Antinuclear (Hep-2) - Pesquisa de Auto-anticorpos
    Resultado.................... Positivo
    Núcleo...................................................... Reagente
    Nucléolo................................................... Não Reagente
    Citoplasma............................................... Não Reagente
    Aparelho Mitótico...................................... Não Reagente
    Placa Metafásica Cromossômica.............. Reagente
    Padrão......................... Nuclear homogêneo
    Título............................ 1/160

    Na consulta o médico disse suspeitar de Lúpus, agora como o resultado do FAN foi positivo ela está muito apreensiva. Qual a sua opinião?
    Grato,
    Paulo Jr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo. As doenças reumatológicas são como um quebra-cabeças, é preciso juntar várias peças (pistas diagnósticas) para formar uma imagem (diagnóstico). Os sintomas que você descreveu da tua irmã não nos lembra o Lúpus, mas seria necessário uma melhor avaliação da lesão de pele. Já o exame de FAN é bastante inespecífico e pode estar alterado em pessoas saudáveis, principalmente em título baixo como é o caso dela. Resumindo, apenas com as informações descritas não podemos ter certeza que é Lupus, mas é importante uma avaliação minuciosa com um reumatologista e talvez alguns exames complementares em busca de mais "pistas". Boa sorte!

      Excluir
  13. Dr. Tiago, boa tarde! A 1,5 ano tento engravidar sem sucesso. Procurei uma especialista em reprodução humana que me pediu o exame FAN dentre outros, e deu FAN Reagente (apenas o Núcleo) e Nuclear pontilhado fino Titulo 1/320 e Triagem realizada a partir do titulo 1/80. Sou uma pessoa saudavel e não tenho historico familiar de doenças auto imunes além de não ter outros sintomas. Apresento queda de cabelo, que não acho que seja importante. Posso ter alguma doença auto imune que me impeça de engravidar? Agradeço se puder me responder. Ana Christina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana. Em primeiro lugar, o mais importante para um diagnóstico de doença autoimune / inflamatória são os sintomas do paciente. No teu caso, como você não tem sintomas, a possibilidade diagnóstica diminui bastante. Em segundo lugar, as doenças autoimunes não são causas de infertilidade! A confusão é com uma doença chamada Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeo (vide barra lateral), mais comum em pacientes com Lupus Eritematoso Sistêmico, que pode causar abortos de repetição - que pelo que você descreveu, nada tem a ver com o teu caso. Att,

      Excluir
  14. Boa tarde! Dr. no início do ano passei por uma situação de estresse grande e a partir daí algumas dores, principalmente na coluna cervical, começaram a aparecer, cheguei a "travar" o pescoço, minhas mão doem, principalmente na articulação do polegar, fiz fisioterapia, Ressonância que apresentou pequenos esteófitos e pequena protusão no disco C5 e C6, meus pés doem quando levanto, depois melhora. meu pai tinha artite reumatóide, diante disso o ortopedista pediu alguns exames, os resultados foram: VHS 80 mm, PCR 24,0 mg/l, ASLO 284,0 Ul/ml e FAN positivo padrão nucleolar homogeneo 1:320, e vitamina D 27,3 ng/ml insuficiente, LATEX FATOR REUMATOIDE 1,0 UL/ML E WAALE ROSE 1 unidade,tenho consulta com reumatologista, mas estou preocupada e a consulta será no final do Mês, o senhor pode me adiantar alguma coisa? Muito obrigada!
    Veridiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Veridiana. As dores que você está sentindo podem estar relacionadas com um quadro de artrite (inflamação das articulações), especialmente com alterações de VHS e PCR. Mas a definição da "causa" da artrite pode não ser tão simples. A Artrite Reumatóide é a principal causa de artrite poliarticular (de várias articulações), especialmente quando as mãos são acometidas. O fato do teu fator reumatóide ser negativo não afasta essa possibilidade, e seria interessante a dosagem do anti-CCP (exame mais específico). A presença de FAN no padrão homogêneo aumenta a possibilidade de Lupus Eritematoso Sistêmico, que em alguns pacientes inicia-se apenas com artrite, e posteriormente manifesta outros sintomas sistêmicos; seria importante uma melhor investigação dessa doença. Mas isso tudo precisa ser melhor avaliado e esclarecido na consulta com o teu reumatologista - consulte-se o quanto antes. Boa sorte!

      Excluir
  15. Olá Dr. no mês de fevereiro meu filho voltou de uma viagem de carnaval com umas pintinhas vermelhas nas pernas,e achamos q era alergia a picadas de mosquitos, pois as vezes qdo ele é picado fica mais irritado do q o normal ( não sempre ), as pintas sumiram e ele observou q qdo sai final de semana e bebe elas voltam, eu o levei em um dermatologista q pediu exames de sangue e mandou ele parar de tomar energéticos, e nesse exame de fan deu uma alteração que me deixou muito nervosa, o resultado foi o seguinte deu reagente para o nucleo, para o restante não, e o resultado do tipo deu 320 para titulação 80 ( e foi isso q me deixou nervosa pois pelo q eu estou lendo com esse resultado pode ser lupus ou outra doença auto imune, já tenho uma infcto marcada mas estou meia desesperada , me ajude por favor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Regina. Essas lesões de pele que você descreve não são específicas pra Lupus, a não ser que estejam relacionadas com baixo número de plaquetas. E mesmo assim, não costumam ser evanescentes. É necessário mais pistas pra um diagnóstico autoimune, pois o exame de FAN não é específico e frequentemente encontrado em pessoas saudáveis. Caso persista com dúvidas após a avaliação com a infectologista, sugiro uma avaliação mais completa com um reumatologista. Boa sorte!

      Excluir
  16. Olá Dr. Boa tarde,
    Gostaria de saber mais informãçoes com relação ao exame abaixo do Fan. O exame foi solicitado em virtude de um tratamento para gravidez.
    FAN
    resultado: REAGENTE
    NÚCLEO: positivo
    NUCLÉOLO: positivo
    Citoplasma: Negativo
    Aparelho mitótico: Negativo
    Placa metafásica cromossomica: não corada
    Padrão: Nucleolar
    Título: 1-1280

    Obrigada
    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carla. Como você deve ter lido na postagem dessa mesma página - O quê significa “FAN positivo”? - apenas o resultado do FAN alterado pode não significar muitas coisas. É preciso muitas outras informações "pistas" para que se possa pensar em algum diagnóstico. Sugiro conversar com o médico que solicitou o exame. Att,

      Excluir
  17. Boa tarde,
    meu exame FAN apresentou resultados reagentes para 'NUCLEAR' e 'PLACA CROMOSSOMICA METAFASICA', padrão pontilhado fino denso, até 1/320, para ambas.
    Não tenho dores ou outros sintomas, apenas uma mancha escura na testa, diagnosticada como MELASMA pela dermatologista. Há aproximadamente 2 meses tive uma crise de cistite, quando tomei medicamento para cura da mesma.
    Gostaria de conhecer sua opnião sobre como devo dar sequência ao meu tratamento.
    Obrigada, Valéria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Valéria. Como você deve ter lido acima, apenas o resultado de FAN positivo não esclarece nada. Sem outros sinais ou sintomas, como você está dizendo, não vejo motivo para a realização desse exame, desde que frequentemente encontra-se positivo em pessoas sem doença autoimune/inflamatória. Se persistir com alguma dúvida, consulte com um reumatologista. Att,

      Excluir
  18. Boa noite, meu nome é Joubert. Dr meu filho tem 8 anos e por aparecer uma pequena mancha no queixo e oura na costa passamos ele em um médico que nos pediu esse exame FAN. O resultado veio desta forma:
    NÚCLEO: REAGENTE
    NUCLÉOLO: NEGATIVO
    CITOPLASMA: NEGATIVO
    APARELHO MITÓTICO: NEGATIVO
    PLACA METAFÁSICA CROMOSSÔMICA: REAGENTE
    CONCLUSÃO: PADRÃO NUCLEAR PONTILHADO FINO DENSO
    TITULO 1: 160
    VALOR DE REFERENCIA: NEGATIVO
    NOTA: RESULTADOS POSITIVOS DA PESQUISA DE ANTICORPOS CONTRA ANTÍGENOS CELULARES HEp-2 PODEM SER ENCONTRADOS EM INDIVÍDUOS SEM EVIDENCIA CLINICA OU LABORATORIAL APARENTE DE DOENÇA AUTOIMUNE. TRIAGEM INICIAL REALIZADA COM SORO DILUÍDO NO TÍTULO DE 1: 80.
    Bem Dr, e clinica geral que consultou meu filho mim disse que seria lúpus e mim passou um reumatologista. eu gostaria de saber se há chance de ser outra coisa a não ser lúpus, e o que outra doença está correlacionados á esse exame. desde de já agradeço sua compreensão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joubert. Como você deve ter lido nas postagens acima, para fazermos um diagnóstico de Lupus Eritematoso Sistêmico (LES), são necessários vários sinais/sintomas/exames. No caso do seu filho, é preciso melhor caracterizar as lesões de pele, além de ser necessário uma avaliação clínica minuciosa, juntamente com a análise de alguns exames complementares - e isso precisa ser feito numa consulta reumatológica. Se o seu filho não apresenta mais nenhuma queixa ou sinais clínicos/laboratorias além da lesão de pele, é possível que isso não seja LES, e talvez um dermatologista seja o especialista mais indicado para fazer o seguimento. Para mais informações leia Lúpus na barra lateral direita (informações da Sociedade Brasileira de Reumatologia) e Lúpus na barra superior desta página. Boa sorte!

      Excluir
  19. Ola Dr!!! achei o seu blog por acaso e mtu me interessou... estou há 3 anos tentando buscar explicações para oq tenho... há tres anos tive uma infecção que até hj ng me explicou o q era, foram varias bolinhas q sairam no meu corpo td, inclusive na garganta; n tive febre, mas fique com as bolinhas no corpo todo e a garganta cheia de pus... fizemos varios exames e nada... apenas a urina contendo mtu sg; anemia; VHS em atividade. E dai começaram meus problemas, algumas partes do meu corpo, dorso do pé e mãos começara, a ficar doloridos e avermelhados... fui ao reumato e ele diagnosticou como artrite. Usei cortisona (predsin) por algum tempo... e melhorou... mas viree mexe as dores voltavam... ora nas mãos, ora nos joelhos, ora nos maxilares, ora nos quadris... e assim tem sido... dores associados com inchaço... formigamento principalmente a noite e falta de sensação termica... ah em 2010 perdi um bebe ( aborto espontaneo); ano passado por mha filha de 6 anos ter problemas renais a medica dela solictou q eu fizesse alguns exames e pra mha surpresa ja havia perdido mais de 60% da fç renal, meu ultrasson dos ridns deu rins hipoplásicos com tamanhos D: 6, 5 cm e E 7,8. Foi onde tiramos tds os antiflamatorios e dieta de conservaçãod e rins... mas as dores pioraram agora sem rememdio... estamos em investigação vou fz a cintilografia renal... porem resolvi procurar por indicação do meu Nefro outro reumatologista, qd passei por ela, ela me fez varias perguntas e me pediu varios outros exames, alguns ainda n estão prontos como antiDna; ANTICORPO ANTI DNA, ANTICORPOS ANTI-SM ANTICORPOS ANTI-SS-A (RO)ANTICORPOS ANTI-SS-B (LA)ANTICORPOS ANTI RNP COMPLEMENTO C3 COMPLEMENTO C4

    Mas o Fan Pontilhado deu: Reagente Padrão pontilhado fino denso , até 1/320 .

    VHS 84m
    Proteina C Reativa : 13, 18 mg/l

    Urina 1:

    PROVAS BIOQUIMICAS
    Nitrito...........:negativo negativo
    Proteinas.........:negativo negativo até 25 mg/dl.
    Glicose...........:negativo negativo até 50 mg/dl.
    Corpos cetônicos..:negativo negativo até 5 mg/dl.
    Urobilinogênio....:1 até 2 mg/dl.
    Bilirrubinas......:negativo negativo até 1 mg/dl.
    Hemoglobina.......:150 negativo até 15 mg/dl.
    SEDIMENTOSCOPIA
    Células epiteliais:presentes ++ ausentes até presentes+
    Bactérias.........: 1622 até 100/ml.
    Filamentos de muco:presentes + ausentes até presentes+
    Leucócitos........:89500 até 20000/ml.
    Eritrócitos.......:51800 até 17000/ml.
    Cristais..........:
    Cilindros.........:

    E comecei a pesquisar no google (rs) e td q leio diz respeito a Lupus... será q pode ser esta doença mesmo

    Obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nani! O seu quadro clínico é bastante complexo, mas pelo que você descreveu você está no caminho certo, pois necessita de uma avaliação conjunta de um reumatologista com um nefrologista. Existe grande possibilidade da tua doença ser de origem autoimune, e os exames que você está aguardando podem ajudar bastante. Talvez teus médicos solicitem uma Biópsia renal para melhor elucidar o teu caso, principalmente para ver qual o tipo de "inflamação" que está ocorrendo nos rins, e assim definir o melhor tratamento. Boa sorte!

      Excluir
  20. Boa noite.Desde pequena sinto dores pelo corpo,faço exames com ortopedista desconfiaram da febre reumática e não tenho nada. Os anos se passaram. Hoje tenho 32 anos e as dores voltaram.O meu corpo lateja do nada. Para piorar, estou tendo crise. As pernas estão ficando fracas.Fiz um enorme exame de sangue em 2010.Como na época não tinha plano de saúde, fiquei com os resultados guardados .Não entendo nada. O médico parou de atender na minha cidade.Um tal de FAN deu 1/320 pontilhado fino denso e placa metafasica cromossomica deu reagente. Será que é isso? Existe doença que dói sem achar nada ... estou meia aflita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Josilene. Se você leu a postagem acima sobre FAN positivo, viu que dor difusa crônica não é uma justificativa pra solicitar o exame de FAN. Isso porque esse exame frequentemente encontra-se positivo em pessoas sem outras evidências de doença autoimune. É interessante você passar por uma avaliação mais detalhada com um reumatologista, sendo que uma possibilidade diagnóstica é uma doença chamada Fibromialgia - leia mais na barra superior e lateral direita desse blog. Boa sorte!

      Excluir
  21. oi doutor me chamo Renata moro na França, a um tempo atraz depois de 5 abortos descobri que tinha Saf com alteraçao no anti gp2 em 2011 engravidei e tomei ass e heparina, toda gravidez, esse ano como na epoca mandaram eu acompanhar com hematologista, estou com cabelo caindo horrores, tenho muitas dores nas articulaçoes principalmente quando estou deitada, de 2 meses pra ca minha tensao começou a aumentar do nada, bem fui no hematologista ele fez varios exames, o fan deu positivo 1/80 deu volume medio de plaquetas aumentada, e fibrogenio um pouquinho aumentada, o que me deixa chateada e que meu cabelo cai horrores, nao sei como fazer parar, tou tendo muitas vertiges e fraquezas, obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata. Teu quadro clínico precisa ser melhor avaliado numa consulta com um reumatologista, pois tuas queixas atuais não são relacionadas ao SAF, mas podem estar relacionadas a alguma outra doença reumatológica autoimune, sendo o Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) a principal doença que deve ser considerada. Boa sorte!

      Excluir
  22. Ola Doutor! Há uma semana fiz alguns exames solicitados por um reumatologista. Meu FAN deu reagente (1/80), o VHS deu 95 mm, o Fator Reumatóide deu 10 U, estava com um pouco de anemia e meus leucócitos deram 10.400. O exame de mucoproteina deu negativo, TSH e T3 normal e T4 um pouco aumentada. Vc acha que meus resultados se enquadram na doenca Lupus? Estou muito tensa!! SEmana que vem vou levar os exames ao reumatologista. Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você deve ter lido nas postagens acima, não é possível falar em Lupus Eritematoso Sistêmico baseado apenas no resultado de FAN, pois pode estar positivo em pessoas sem sinais ou sintomas de doença autoimune. Chamou a atenção o elevado valor de VHS, que pode estar alterado por diversos motivos, reumatológicos ou não. Será importante relacionar esses resultados com os seus sintomas e sinais clínicos, avaliados na consulta. Boa sorte!

      Excluir
  23. Boa noite Dr. Tiago,
    Meu exame deu o resultado abaixo:

    FATOR ANTI-NÚCLEO - FAN
    Amostra: SORO
    Método: Imunofluorescência indireta
    Padrão Nuclear.................................:
    Reagente Padrão Homogêneo Título: 1/320
    Padrão Nucleolar.............................: Nao reagente
    Padrão Citoplasmático...................: Nao reagente
    Padrão Aparelho Mitótico...............: Nao reagente
    Placa Cromossômica Metafásica: Reagente
    Resultado confirmado mediante a repetição da análise na amostra.

    O médico me pediu este exame porque estou com dores nas articulações, e as dores não são fixas, é um dia num lugar, outro dia em outro e doi muito, mas de uma hora para outra desaparece. Estou preocupada porque a Placa Cromossômica Metafásica deu Reagente

    Grata,

    Aline.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Aline. Um quadro de artralgia (dores nas articulações) como você descreve pode estar associado à diversas causas; portanto, é preciso uma boa avaliação clínica para procurar pistas diagnósticas. A partir dessas pistas é que devemos solicitar exames complementares (por isso são chamados complementares), para então tentarmos fechar um diagnóstico. O exame de FAN é bastante complexo, e isoladamente não significa doença; ele só deve ser solicitado quando já temos alterações clínicas e/ou laboratoriais para um determinado diagnóstico. Sendo mais objetivo, artralgias + FAN positivo são informações insuficientes para chegarmos a uma conclusão. Por isso a necessidade da consulta com um reumatologista, para que essas pistas, algumas vezes sutis, possam ser organizadas e usadas para a definição do quadro clínico. Esclarecido isso, teu exame chama a atenção não pela placa cromossômica metafásica, mas sim pelo padrão nuclear homogêneo, o mais visto nos quadros de Lupus Eritematoso Sistêmico. Por isso, tua avaliação deve ser feita em busca de sinais/sintomas/exames laboratoriais para afastar essa doença. Boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigada pelo esclarecimento e a sua atenção Dr. Tiago, pois fiquei preocupada porque vi o resultado do exame agora à noite, tenho uma consulta marcada para mostrar meu exame sexta com um clínico, então provavelmente ele vai me encaminhar para um reumatologista.

      Grata,

      Aline.

      Excluir
  24. Olá Doutor!
    Nos últimos dois anos tive dois abortos espontanêos, e resolvi fazer uma investigação. Dentre os mais diversos exames que fiz, apenas dois deram alterações, o FAN que deu positivo e a PROTEÍNA S FUNCIONAL, essa da proteina repeti duas vezes, a primeira vez o resultado foi: 39,5% e o segundo deu: 49,1%, sendo que os valores de referencia é "Mulheres com contracepção oral: 59% a 118%". Diante dos resultados desses exames, minha médica pediu que eu procurasse um reumatologista para melhores investigações, ela ainda comentou que o FAN + pode está presente em algumas doenças. Gostaria que o senho me desse melhores explicações sobre o resultado desses exames e se eles podem ter alguma ligação com os abortos que tive. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Existem diversas causas de abortos de repetição e a abordagem diagnóstica deve ser bem organizada, geralmente realizada pelo médico obstetra. No caso de dois abortos espontâneos, é fundamental saber com quanto tempo de gestação que ocorreram, pois exite uma doença reumatológica chamada Síndrome do anticorpo Antifosfolipídeo (SAF)que pode estar relacionado em alguns casos - e isso pode ser melhor avaliado numa consulta reumatológica (vide mais informações sobre essa doença na barra lateral direita desse blog). Se você não tem outras queixas clínicas, alterações de hemograma ou exame de urina, o exame de FAN pode não ter importância. Já a alteração de proteína S pode sim ser a causa dos abortos, pois é uma alteração genética que predispõe à trombose. Boa sorte!

      Excluir
  25. Olá doutor!
    Minha família tem um quadro de doenças reumatológicas(a minha tia materna tem lúpus,a filha dela artrite reumatóide,a minha mãe faleceu com 5 problemas no coração por ter febre reumática,a minha irmã tem fibromialgia e eu granulomatose de wegener).
    A minha filha está com os tornozelos inchados e não consegue ficar muito tempo andando ou em pé porque doem muito.Agora está com dor nos joelhos e quadril.
    O FAN dela deu positivo e a doutora falou que ela tem que usar filtro solar todos os dias, no mínimo fator 40,senão ela vai desenvolver uma doença autoimune,pois os raios infravermelhos desencadeiam essa inflamação nas articulações.
    Isso faz sentido?Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A sua filha precisa consultar-se com um reumatologista, pois o quadro descrito sugere uma Artrite, que precisa ser melhor definida quanto à causa. O FAN positivo, isoladamente, não define a causa da Artrite; mas caso tenha outros sinais / sintomas / achados laboratoriais, uma possível causa é o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), uma doença que pode ser agravada pela exposição solar. Mas antes disso é preciso uma confirmação diagnóstica numa avaliação com o especialista. Boa sorte!

      Excluir
  26. Boa tarde Dr.
    Fiz exame FAN e deu reagente em anticorpos nucleares e placa metafásica cromossomica.
    Tenho umas manchas no rosto, que já fiz até biopsia, mas deu dermatite. A dermatologista pediu esse exame de FAN
    O resultado deu NUCLEAR PONTILHADO FINO DENSO,isso significa LUPUS?
    Depois ela pediu outros exames:
    ANTI-SS-A(RO) - 1,74
    ANTI-SS-B(LA) - 0,90
    ANTI DNA - NÃO REAGENTE
    ANTI-SM - 2,19
    COMPLEMENTO C3 - 158,0
    COMPLEMENTO C4 - 56,1
    ANTICORPOS ANTI-CENTRÔMERO - NÃO REAGENTE
    SE VC PUDER ME AJUDAR, ESTOU UM POUCO PREOCUPADA TENHO MEDO DE SER LUPUS
    A TENHO 43 ANOS
    OBRIGADA DESDE JÁ.
    ADRIANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana. Você necessitará de uma avaliação com um reumatologista em busca de sintomas e sinais que possam sugerir uma doença autoimune. Apenas as manchas descritas e o resultado dos exames não significam que você tenha Lúpus. Boa sorte!

      Excluir
  27. Olá Doutor, boa tarde. Estou preocupada com o seguinte resultado de exame:
    Fator Anti Nuclear
    Anticorpos Anti Núcleo ------------Reagente
    Título: 1:640
    Padrão: Pontilhado fino denso e pontos isolados
    Placa metafísica cromossômica: reagente

    Isso pode ser uma doença autoimune como a lúpus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A postagem acima foi justamente para tentar esclarecer que apenas o resultado de FAN alterado não é suficiente para fazermos diagnóstico de doença autoimune, pois é preciso de critérios clínicos (sinais e sintomas,) além de laboratoriais (como alterações de células sanguíneas e de urina, por exemplo). Att,

      Excluir
  28. Olá, boa noite
    Meu nome é Janaina tenho 24 anos e estou sem menstruar a um ano. Meus exames LH = 60,9 e FSH= 113,3. Fiz Transvaginal está tudo certo, não tenho ovário policístico,não tenho filhos, e meu médico citou a possibilidade de doença auto imune além da menopausa precoce. Sinto dores nos joelhos, indisposição, formigamentos, taque cardia (noturno normalmente), queda de cabelo, enfim... Fiz os exames e o resultado foi o seguinte:

    - Pesquisa de Auto-anticorpos Contra Antígenos Intracelulares (FAN)
    (Material: Soro) (Método: Imunofluorescência Indireta em células
    epiteliais humanas (HEP2))
    ** Padrão Nuclear Pontilhado Fino Denso Tendendo a Homogêneo
    1/ 320
    Núcleo Reagente
    Nucleolo Não Reagente
    Citoplasma Não Reagente
    Aparelho Mitótico Não Reagente
    Placa Metafásica Cromossômica Reagente

    Fator Reumatóide (Latex FR) Inferior a 9,3 UI/mL

    devo me preocupar? Tem alguma sugestão do que pode ser? Por favor me ajude, estou aflita e o retorno ainda vai demorar.
    Desde já agradeço


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Janaina. Em geral as doenças reumatológicas não causam amenorréia (ausência de menstruação). Além disso, os sintomas descritos acima, juntamente com o exame de FAN, são muito inespecíficos para a confirmação de uma doença reumatológica. Sugiro uma avaliação com um reumatologista em busca de mais "pistas" para um diagnóstico correto. Boa sorte!

      Excluir
  29. Olá dr. meu nome é claudiane tenho 31 anos e nos ultimos meses procurei o médico por causa de fortes dores de cabeça,muito persistentes fiz vários exames, entre eles um hemograma, que deu minhas plaquetas diminuídas em 137000. procurei um hematologista,que me pediu para realizar vários outros exames,inclusive o FAN.todos os outro exames que fiz deu tudo normal,a não ser as plaquetas que continuam variando entre 137000 a 122000, e o fan:nucleolar 1/160 nuclear pontilhado fino denso 1/ 320. meu médico me pediu agora por último para realizar outro hemograma com contagem de plaquetas e um sumário de urina de 24 horas.estou muito preocupada pois também tenho muita queda de cabelo. o que será que eu possa ter? será que tenho lupus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Claudiane. O diagnóstico de Lupus Eritematoso Sistêmico é como um quebra-cabeças, é preciso juntar várias peças (sinais e sintomas) para se chegar a uma imagem (diagnóstico). Pelas informações acima ainda não podemos fazer esse diagnóstico, porque ainda faltam muitas "peças", e as plaquetas geralmente são menores que 100000. Apenas o exame de FAN, como você deve ter lido acima, não significa doença. O exame de urina é importante, assim como alguns outros exames de anticorpos, mas também é preciso uma melhor avaliação clínica com um reumatologista. Boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigada dr. Tiago Malucelli,irei procurar um reumatologista então,pois estou sendo avaliada por um hematologista,e parabéns pelo seu blog é muito bom poder contar com um profissional da área médica pela internet e ser respondida.obrigada!

      Excluir
  30. Olá Dr. fiz esse exame e gostaria de saber o que significa, fiz somente por que minha irma de 32 anos esta com a doença mista, lúpus, atrite e reumatismo, o medico pediu para todos da família fazer exames, tenho 27 anos e me chamo Talita.
    FATOR ANTI NUCLEO
    Núcleo Reagente
    Nucléolo Nao Reagente
    Citoplasma Nao Reagente
    Aparelho mitotico Nao Reagente
    Placa metafasica cromossômica Reagente
    Padrão NUCLEAR PONTILHADO FINO DENSO
    Título SUPERIOR A 1/640

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Talita. O fato de ter uma irmã com uma doença autoimune aumenta um pouco o risco de você vir a ter também. Mas apenas o resultado do FAN, como você deve ter lido acima, não significa que você tenha doença. É importante discutir com o teu médico sobre possíveis sinais e sintomas que futuramente você possa manifestar, para que assim seja tomada a conduta mais adequada, e o quanto antes. Boa sorte!

      Excluir
  31. Oi Dr. meu nome é Greice, se pudesse me ajudar, vou relatar meu caso, tenho 30 anos, procurei uma dermatologista com manchas nas mãos e através de biópsia foi diagnosticado líquen plano, o que já esta bem melhor, mas ela solicitou vários exames entre eles o FAN, que deu padrão Nuclear Pontilhado Fino Denso, 1/640, ela me mandou procurar um reumato, não tenho sintomas nenhum de dor, nada, o hemograma deu normal, exames de hepatite também, e ninguém na família com histórico de doença reumática, tenho é dermatite há muito tempo, será que devo me preocupar? obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Greice. Como você deve ter lido acima, apenas um exame de FAN alterado não significa doença. Como você não tem sintomas outros além das lesões do líquen plano, não vejo motivo pra se preocupar. Mas caso apresente algum novo sinal ou sintoma, seria interessante uma avaliação com um reumatologista pra excluir outras doenças autoimunes. Boa sorte. Att,

      Excluir
  32. ola dr. Thiago boa noite!!! gostaria muito de saber uma pouco mais sobre fan positivo tenho uma filha de 2anos e 9 meses e comecou com queda de cabelo fizemos todos os tipos de exames hemogramas compeltos e deu tudo ok.ate q fui a uma dermatologista e me pediu esse exame de fan q pra meu desespero deu reagente:
    padra: nuclear centromerico 1/1280
    nuclear pontilhado fino 1/640
    nucleo: reagente
    nucleolo: nao reagente
    citoplasma: nao reagente
    aparelho mitótico: nao reagente
    laca metafásica cromossômica : reagente
    oq significa isso....pode ser lupus??
    por favor....me diz oq fazer,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Apenas a queda de cabelo e a alteração de FAN não são suficientes para se confirmar alguma doença autoimune. Sugiro um seguimento com um reumatologista, de preferência pediatra (reumato pediatra) para uma investigação mais completa e eventual acompanhamento caso outros sinais apareçam. Boa sorte!

      Excluir
  33. boa tarde dr;meu exame de fan deu núcleo reagente,nucleolo negativo,citoplasma negativo,aparelho mitótico negativo,plca metafasica cromossonica negativo;conclusao fator nuclear pontilhado fino ,titulo1:320,mas o restante de exames como hemograma completo deu tudo normal,o que o senhor tem pra me dizer e acalmar meu coração estou muito aflita me ajude por favor!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Lendo os comentários acima você verá que muitas pessoas passam por situação semelhante à sua, e que apenas o resultado desse exame não significa que você está doente. A pergunta nesse momento é porque esse exame foi solicitado? Dependendo dos sintomas e sinais clínicos que você tenha, esse exame pode ser interpretado de maneira diferente. Para essa interpretação, o especialista mais indicado é o reumatologista. Boa sorte!

      Excluir
  34. Boa noite Tiago,
    Em no mês de março, senti dores de garganta fortes e consultei um médico que diagnosticou amidalite e me receitou alguns medicamentos (Azitromicina e Ibuprofeno). Três dias depois, senti um incômodo na região genital caracterizado pelo aparecimento de duas bolinhas de cor branca doloridas e que causavam muito ardor principalmente no momento de urinar. Consultei um médico ginecologista no dia seguinte e ele diagnosticou como herpes. 3 meses depois, outra dor de garganta me incomodou, eu conseguia ver placas amarelas na garganta. Tomei nimezulida por conta própria até procurar um médico. No dia seguinte, acordei sentindo incômodo na região genital novamente, mas dessa vez com o aparecimento de uma única ferida 10x mais dolorida, que causou inchaço da região (a ferida parecia queimado de cigarro, com bordas pretas e interior amarelado, parecendo uma crosta). Fui à emergência e fui atendida por um ginecologista que, diante do primeiro diagnóstico de herpes, me medicou novamente para tratamento de herpes, e me pediu vários exames: VDLR - negativo; HIV 1 e 2: negativo; HBsAg: negativo; IgG: negativo; IgM: negativo (0,88)-vlr de ref. menor que 0,9: negatiivo.
    Diante disso, o meu ginecologista me encaminhou para uma dermatologista e ela descartou a hipótese de herpes visto que a cicatrização não estava normal 17 dias após o aparecimento da lesão, além dos exames apresentados. Além disso, ela me pediu alguns exames, para estudar o meu caso, que segundo ela tem duas possibilidades: 1) doença auto imune; 2) algum tipo de interação medicamentosa;
    Os exames solicitados por ela foram:

    Hemograma - tudo normal (de acordo com os valores de referência);

    Hemossedimentação: resultado: 60min - 14mm (Vlr de ref. mulher: 20mm em 60 min)

    Fator anti-nuclear (HEP2):
    Núcleo: negativo;
    Nucléolo: negativo;
    Citoplasma: reagente;
    Aparelho mitotico: negativo;
    Placa metafásica cromossômica: negativo;
    Conclusão: Padrão citoplasmático pontilhado - Titulo 1/160;

    Creatinina: 0,7mg/dL (Vlr de Ref. entre 0,55 e 0,96mg/dL)

    Ferro serico: 66mcg/dL (|Vlr de ref. 37 a 145mcg/dL)

    Ferritina serica: 45,6 ng/mL (Vlr de ref. 11,0 a 306,8ng/mL)

    Anti TPO: 1,00 UI/mL - (Vlr de ref. inferior a 9,00 UI/mL)

    Fosfatase alcalina: 73U/L (Vlr de ref. 35 a 104U/L)

    Transaminase oxalacetica: 25U/L (Vlr de ref. até 32U/L)

    Transaminase piruvica: 19U/L (Vlr de ref. 7 a 35U/L)

    Fator reumatóide: Menor que 20,0 UI/ML;

    Mucoproteínas: 2,7mg/dL (Vlr de ref. 2,0 a 4,7mg/dL)

    Proteína C reativa quantitativa alta sensibilidade: 4,2 mg/L
    Valores de referência:
    - Para risco cardiovascular:
    Risco Alto: Maior que 3mg/L
    Risco Médio: 1 a 3mg/L
    Risco Baixo: menor que 1mg/L
    - Para doenças inflamatórias na fase aguda: inferior a 8mg/L: negativo

    Anti HBS: 26,3 UI/L - Vlr de ref. menor que 10UI/L

    Anti HCV: negativo.

    Gostaria de saber sua opinião. Com base nos resultados dos exames que fiz, você acha que é possível uma doença auto imune? (FAN reagente - 1/160)
    O que você me aconselha a fazer? Hoje fazem 25 dias do aparecimento da lesão e a cicatrização ainda não está 100%. A médica me receitou uma pomada antibiótica (colagenase + cloranfenicol), mas acho que tive uma reação alérgica na região da mucosa anal porque a pele está muito vermelha e a coceira é intensa. Suspendi a pomada desde ontem por causa da coceira intensa e vermelhidão que começaram a 2 dias, agora a pele está com aparência de "descamação". Devo retornar na minha médica em breve, mas estou muito ansiosa.
    A sua opinião será muito importante para mim, visto que estou muito aflita e sem saber o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Afastadas as causas infecciosas de úlcera genital, a principal hipótese de doença autoimune a ser considerada chama-se Doença de Behçet, caracterizada principalmente por aftas orais e/ou genitais recorrentes, podendo também apresentar diversas manifestações sistêmicas. A úlcera genital pode demorar para cicatrizar e tende a formar cicatriz, algumas vezes precisando de corticoterapia. Essa hipótese deve ser discutida, mas é dificilmente confirmada se essa for a única apresentação (ou seja, se você não tiver outras aftas ou alguma outra manifestação sistêmica da doença); e o exame de FAN não é muito útil diante disso. Caso tenha outras manifestações clínicas suspeitas, um reumatologista deve ser consultado. Boa sorte!

      Excluir
  35. Bom dia! Dr. Tiago,

    Obrigada pelo seu blog bem e respostas esclarecedoras. Também tive Fan Reagente, sei que pode não significar nada, mas estou preocupada com o título, pois pelo q li a diferença relevante está na titularidade alta, ou seja igual ou maior q 1/320...
    No meu caso a titularidade deu 1/640 pontilhado fino denso, sei que é inespecífico, mas acredito que pelo valor da titulo não seja uma coisa a ignorar. Vou ao hemato levar os exames infelizmente daqui a 10 dias, não estou preocupada porque sei q tudo hj tem tratamento, mas estou buscando ao máximo informações porque sei q é importante termos até mesmo para questionarmos o médico sobre sintomas e chegar a um disgnóstico.
    Fui indicada á fazer o exame porque tenho o Fator V de Leiden Heterozigoto e tive uma perda de bb com 28 semanas.
    Passarei pelo reumato para aprofundar no Fan, mas gostaria de se a titularidade alta 1/640 é relevante e me coloca em alguma doença auto-imune.

    Desde já agradeço!
    Abs,
    Paloma Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paloma. Não vejo motivo para você preocupar-se com esse exame, pois você já tem um diagnóstico firmado, responsável pela tua manifestação clínica (aborto). É importante a avaliação com o reumatologista em busca de sinais e sintomas que possam sugerir alguma doença autoimune, mas apenas o exame de FAN não quer dizer nada. Boa sorte,

      Excluir
  36. Dr. Tiago
    Boa Tarde
    Hoje em consulta minha médica, entre outros exames solicitou FAN.
    Agradeço pelos esclarecimentos que li de respostas de outras pessoas e vamos aguardar os resultados. Tive reumatismo na infância e ultimamente controlo pressão alta e tireóide.Agora avaliações cardíacas com fortes dores no peito.
    Abraços
    Débora Camerino

    ResponderExcluir
  37. Boa Tarde Dr. Thiago,

    Há uns três meses percebe uma queda de cabelo acentuada, e andei buscando alguns médicos, todos diziam estar relacionada ao estilo de vida, amis ligado ao "stress". Até que uma das dermatologistas me pediu que realizasse alguns exames, dentre eles estavam exames relacionados a vitaminas, ferro, tireóide, hemograma, diversos hormonios, tudo deu normal, exceto o FAN que deu reagente 1/640, pontilhado fino denso.

    Diante do resultado ela pediu novos exames que acabei realizando após 15 dias.

    FAN

    Nucléo: Reagente 1/1280
    Nucléolo: Não Reagente
    Citoplasma: Não Reagente
    Aparelho Mitótico: Não reagente
    Placa Metafásica: Reagente

    Padrão: pontilhado fino denso tendendo ao homogeneo

    Realizei exame de diversos anticorpos específicos como Anti-DNA, Anti-TPO, AntiTireoglobulina, Anti-SSA/RO, Anti-SSB/LA, Anti-SM,Antiestreptolisina-O, todos deram não reagente.

    A queda de cabelo até veio a reduzir um pouco, diante dos produtos dermatológicos passados, mas fiquei bastante preocupada com esse aumento do FAN.

    Gostaria de saber sua opinião.

    Att,

    Daniella Alencar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniella. Como você deve ter lido nas postagens acima, esse exame gera bastante confusão! Queda de cabelo + FAN alterado não são dados suficientes para fazermos um diagnóstico de doença autoimune. Portanto, o melhor a fazer agora é manter o tratamento dermatológico e tentar esquecer um pouco esses exames. Caso você apresente algum outro sinal ou sintoma diferente, sugiro uma avaliação clínica com um reumatologista. Boa sorte!

      Excluir
  38. Olá Dr

    Ano passado resolvi fazer um check up completo e dentre vários exames que o clinico me pediu estava entre eles o FAN.

    Fiz todos e levei o resultado, além do colesterol alto, o FAN deu positivo e ele me pediu pra controlar o colesterol e refazer o dois exames ((não sei se tem alguma coisa relacionada))

    No segundo resultado colesterol normal e FAN positivo.
    Como na primeira consulta ele me explicou mais ou menos sobre o FAN, cheguei em casa e fui pesquisar. Fiquei extramente assustada com as coisas que li e não tive coragem de voltar lá.
    Vai fazer 1 ano desde que fiz os exames e não sei se por neura ou o que, venho sentindo algumas coisas estranhas:

    Queda de cabelo ((não sei se mais acentuada))
    Algumas pequenas dores pelo corpo
    Aparecimento de marcas roxas nos braços e pernas ((uma ou outra, como se eu tivesse batido))
    Coceira e aparecimento de pequenas feridas nas pernas principalmente, tô até evitando de coçar.
    Outra coisa que acho importante dizer é que antes de fazer o check up, percebia que todo e qualquer pequeno machucado no meu corpo inflamava e demorava um pouco pra sarar.
    Ainda sem coragem de procurar um médico especialista, gostaria de saber se esses sintomas junto do resultado pode ser Lúpus.
    Li que poderia ser até HIV e meu chão caiu. Já chorei tudo o que tinha de chorar, tentei esquecer e deixar a vida seguir mas sinto que preciso saber o que tenho.

    Resultado:

    Nucleo: Reagente
    Nucleolo: Negativo
    Citoplasma: Negativo
    Aparelho Mitótico: Negativo
    Placa Cromossomica Metafásica: Reagente
    Padrão Nuclear Homogeneo, titulo superior a 1:640

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Como você deve ter lido acima, muitos sintomas (como os que você descreve) não são específicos pra doenças autoimunes; porém, o padrão e o título do teu exame de FAN deve ser melhor investigado. Sugiro uma consulta com um reumatologista para melhor avaliar tuas queixas e teus exames, em busca de mais "pistas" pro correto diagnóstico. Boa sorte!

      Excluir
  39. Bom dia

    A mais ou menos um mês procurei um médico pois tive um dor muito forte no joelho que inchou muito, e estava com muita queda de cabelo e dores nas articulações, as juntas queimam muito, e de uns anos para sinto muita coceira no rosto como se estivesse com muita acne e começou aparecer umas manchas na região abaixo dos olhos que eu sempre achei que fosse mancha de sol. A medica (Clinico Geral) me pediu alguns exames onde constaram os seguintes resultados:
    VHS 22 mm
    Fator Reumatoide 33,8
    Proteína C 5,9
    Gama GT 74
    Ao levar os resultados, ela me encaminhou para um reumatologista em prioridade e falou que doenças auto-imune só o reumato conseguiria diagnosticar ela deu vários nomes inclusive lupus. Poderia Ser? estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tuas queixas precisam ser melhor avaliadas numa consulta, e o especialista mais apropriado é sem dúvida o Reumatologista. Provavelmente terá que fazer mais alguns exames após a avaliação, em busca de mais "pistas" pro correto diagnóstico. Boa sorte!

      Excluir
  40. Olá
    Fui ao oftalmo e diagnosticaram Uveíte intermediária...
    ao fazer os exames solicitados, apenas o FAM deu positivo.
    Ainda irei ao reumato, mas gostaria de ter algumas informações antes...

    Gostaria de saber o que exatamente o FAM + significa quando relacionado a uveíte intermediaria

    Se possível, responder no meu e-mail também
    bia_f.moura@hotmail.com

    Grata desde já
    att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Bia. Não existe nenhum diagnóstico específico que relaciona uveíte intermediária e FAN; porém, é necessário uma avaliação com um reumatologista para uma melhor investigação de doenças autoimunes que possam estar relacionadas a tua doença ocular. Boa sorte,

      Excluir
  41. Olá, meu nome é Jossiely Godoi, tenho 23 anos e sinto muitas dores nas mãos, cotovelo e ombros, as vezes chegando ao pescoço. Tenho febre baixa e muita queda de cabelo. Assim procurei ajuda MÉDICA e foi solicitado o exame fan entre outros, mas o que deu MAIOR alteração foi O FAN, com os seguintes dados:
    Nucleo: REAGENTE
    Nucleolo: Ñ REAGENTE
    Citoplasma: Ñ REAGENTE
    Aparelho Mitotico: Ñ REAGENTE
    Placa Metafasica: REAGENTE
    PADRÃO: """NUCLEAR PONTILHADO CENTROMERICO"""
    TÍTULO: """" >=1/1280 """"

    O QUE O SENHOR ME DIRIA DESSE RESULTADO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jossiely. Sugiro marcar uma consulta com um reumatologista, pois isso tudo pode ser devido uma doença autoimune, e será preciso uma avaliação minuciosa e talvez mais alguns exames para melhor esclarecer o teu caso. Boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigada Doutor! Mas infelizmente passei pela reumato que pediu esses exames e tive o diagnóstico de "esclerose sistemica". estou muito triste, pois vou precisar fazer um longo tratamento. Como ajuda, o senhor teria algum artigo sobre essa doença?
      Obrigada novamente.

      Excluir
    3. Mesmo no site da Sociedade Brasileira de Reumatologia não há muitas informações para pacientes com Esclerose Sistêmica (=Esclerodermia Sistêmica). Acesse Esclerose Sistêmica na barra lateral direita desse Blog, no tópico LINKs para mais informações - é um informativo para pacientes disponível no site reumatousp. Boa sorte!

      Excluir
  42. NUCLEO……………….: Reagente
    NUCLEOLO……………..: Não reagente
    CITOPLASMA……………: Não reagente
    APARELHO MITÓTICO……..: Não reagente
    PLACA METAFASICA
    CROMOSSOMICA………….: Não reagente
    PADRÃO……………….: Nuclear Pontilhado Fino
    TÍTULO……………….: 640

    O que o senhor diria doutor sendo que minha ressonância magnética deu como conclusão Múltiplas lesões desmielionizamntes bilaterais devendo ser considerada a phipótese de esclerose múltipla!
    Isso confirma que tenho EM? Não aguento mais rodar médicos e não resolver nada,minha vida está se tornando cada vez pior!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria. Você precisa de um acompanhamento conjunto com um neurologista e um reumatologista. O exame de FAN não define o diagnostico, porém algumas doenças reumatológicas podem cursas com desmielinização. Antes de mais nada é preciso uma boa avaliação clínica com profissionais experientes, em busca de sinais e sintomas clínicos, além da avaliação com exames complementares. É como um quebra-cabeças em que é preciso juntar várias peças para formar a imagem (diagnóstico). Só assim é possível um correto diagnóstico e o tratamento correto. Boa sorte!

      Excluir
  43. Olá Dr. Foi notifica que tenho a sindrome de raynound , pois minhas mãos e pés ficam roxos , e começou a me da feridas nas articulacoes dos dedos e depois começou a das nos dedos dos pés tb e gelados , e manchas roxas igual hematomas pelo corpo sem ter tido nenhum trauma ou batida.
    Fiz varios exames, mas unico q deu alteraçoes significativas foi o PCR que deu elevado 9,354. fiz exame FAN mas deu não reagente.
    Como deu não reagente sgnifica que nao tenho nenhuma doença auto imune?
    Estou esPerando mais alguns exames ficarem prontos o c4, c3,Anti - Neutrofilos (Anca C e Anca P)
    O que será que tenho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Iara. No teu caso, o FAN negativo diminui bastante a chance dos teus sintomas serem relacionados às Colagenoses (grupo de doenças autoimunes, que engloba o Lúpus); porém, não é 100% (nenhum teste é 100% sensível). Definir o que está realmente acontecendo será a tarefa investigativa do teu reumatologista, tentando associar sinais e sintomas clínicos aos exames complementares - como eu sempre digo, é um "quebra-cabeças". Boa sorte!

      Excluir
  44. Dr Tiago fiz o FAN e deu os seguintes resultados.
    FATOR ANTI-NUCLEAR (HEP2)
    METODO: IMUNOFLUORESCENCIA INDIRETA - SUBSTRATO: CELULAS HEp2

    .....Resultado.....
    Nucleo: REAGENTE
    Nucleolo: NEGATIVO
    Citoplasma: NEGATIVO
    Aparelho Mitotico: NEGATIVO
    Placa Metafasica Cromossomica: NEGATIVO

    Conclusão: Padrão Nuclear pontilhado fino
    Título 1:160

    Valor de referencia: NEGATIVO

    Nota: Resultados positivos da pesquisa de anticorpos contra antígenos celulares em celulas HEp-2 podem ser encontrados em indivíduos sem evidência clínica ou laboratorial aparente de doença autoimune.
    Triagem inicial realizada com soro diluído no título de 1:80.


    E aí dr. tenho consulta marcada só segunda feira que vem e to ansioso e pensativo demais sobre esse exame. Queria uma luz do sr.
    Abraç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Como você deve ter lido nas postagens acima, apenas um exame de FAN não significa ter alguma doença. A avaliação com o reumatologista é necessária para a busca de sinais ou sintomas que possam levar a algum diagnóstico. Boa sorte!

      Excluir
  45. Bom dia dr°,quem tem alopecia areata pode ter fan reagente?
    Minha filha tem 08 anos e tem fan reagente,foi encaminhada para um reumatologista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Alopécia Areata é uma doença autoimune, portanto, tem maior chance de ter FAN reagente. Lembro que esse exame pode dar reagente mesmo em pessoas saudáveis, sem que isso signifique algum risco. Att,

      Excluir
  46. Doutor Tiago,

    tenho 52 anos de idade, a dois anos comecei a sentir ardência nas vistas sempre que usava computador, procurei o oftalmo que na época passou um colírio para uso em caso de crise, tenho rinite alérgica que já foi diagnosticada a mais de 5 anos uso desalex e soro devido a secura no nariz e garganta principalmente a noite. Em junho de 2012 houve na região uma epidemia de parvovirus B19 e tive contato com o vírus.Guardei o repouso recomendado pelo médico (Clínico geral), só que já a alguns anos tenho dores na articulação do joelho direito que procurei um ortopedista e diagnosticou como um início de artrose tomei o medicamento e melhorou só que volta e meia o joelho doía tomava uma dose de nimesulida e melhorava por uns tempos e assim o tempo foi passando. Após contato com o parvovirus se é coincidência ou não as dores e inchaço foram aitngindo outras articulações ou seja quase todas, em janeiro de 2013 já não conseguia andar ,sentar, levantar sem dores muito fortes, cansaço extremo lentidão de movimentos de raciocínio,enfim,não conseguia produzir energia para fazer atividade nenhuma, procurei uma reumatologista que solicitou vários exames entre eles VHS resultado em 14/02/13 12 mm/h repetido o exame em10/06/2013 resultado 15 mm/h. Proteina C Reativa em 14/02 resultado 7.4 mg/l, repedido o exame em 10/06 resultado 14.9.FAN resultado: núcleo reagente e os demais itens não reagente , padrão nuclear pontilhado fino, titulo 1/80;cintilografia ossea (apontou pontos de inflamação nas articulações); cintilografia de glandulas salivar resultado 56,4% direita e 51,9 esquerda. O diagnóstico foi de síndrome de Sjogreen. Iniciei o tratamento usando hidroxicloroquina 200mg e gabapentina 300 mg e vitamina B1. Devido o alto custo do tratamento,procurei outra reumatologista (SUS)que suspeitou (também de/ou) de artrite reumatoide, osteortrite, fibromialgia... e solicitou mais exames como ultrasonografia de punho e cotovelo,fluxo salivar,biópicia de glandulas salivar e shirmer.
    Doutor para mim tudo isso é um pesadelo, que vou acordar e alguém vai me dizer , foi só um susto e passou. Fico muito angustiada em alguns momentos.
    Gostaria que o senhor me falasse alguma coisa.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue fazendo acompanhamento com um reumatologista até definir corretamente teu(s) diagnóstico(s) - é importante para que a sra fique melhor esclarecida sobre a própria condição e direcione o tratamento. É um quadro complexo, mas lembro que a Fibromialgia pode ser responsável por todos os sintomas descritos acima (inclusive olhos e boca secos). Boa sorte!

      Excluir
  47. Bom dia Doutor! Li sua reportagem,bem como várias outras a respeito do FAN reagente,tenho conhecimento deste exame e entendo que ele sozinho não é suficiente para diagnósticos. Mas minha filha de 15 anos possui um FAN reagente, apesar dela não apresentar nenhum sintoma físico sugestivo de doença autoimune, fico na dúvida se deveria manter um acompanhamento anual com um reumatologista para fazer um "check up", pois temo que a qualquer momento alguma doença se manifeste...e se ela tiver um acompanhamento de um médico que conheça ela, ficaria mais fácil do que na hora correr pra um médico e começar do zero. Seria mais a título de prevenção, visto que por mais que a maioria dos médicos nos confortem que pode nunca acontecer nada, a minha preocupação é imensa e estou sempre em estado de alerta. Por outro lado não queria "polemizar" para que ela não fique encucada. O que você acha sobre fazer esse acompanhamento (investigação antecipada)?
    Obrigada,
    Teresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Teresa. Poderia descrever o exame de FAN (titulação e padrão)?

      Excluir
    2. O padrão é NUCLEAR PONTILHADO GROSSO e a titulação em 2010 estava em 160, em 2011 subiu para 320.
      Teresa

      Excluir
    3. Esse é um dos exames que frequentemente encontramos em pessoas saudáveis, sem outros sinais/sintomas de doenças autoimunes. Se ela não tem (e nunca teve) queixa alguma, não tem indicação de acompanhamento, muito menos de ficar repetindo o exame de FAN. As variações que existem entre um exame e outro ocorrem porque esse é um exame examinador-dependente, ou seja, dependo de quem está olhando a lâmina no microscópio. Att,

      Excluir
  48. Olá Dr. tenho 21 anos e há 2 anos mais ou menos venho sentindo muitas dores nas articulações e no corpo. Além disso as vezes as minhas mãos ficam inchadas, vermelhas, queimando e com sensação de formigamento, as vezes incha apenas 1, as vezes as duas e as vezes só uma parte da mão incha. Os inchaços ocorreram de 5 a 7 vezes nesse período. Tenho aftas na boca com frequencia. O meu cabelo cai bastante, mas não tem área na cabeça sem cabelo. As vezes as articulações dos dedos da mão, ou só do dedão fica vermelha e coça. Em relação a manchas na pele, com frequencia aparece mas são manchas pequenas, são vermelhas e aparecem e depois de uns 2 dois somem. As vezes me sinto muito cansada, desanimada mesmo sem ter feito nada.
    Tenho casos de Lupus na família. Venho procurando médicos desde que os sintomas começaram mas somente em maio deste ano que fui num reumatologista que eu gostei. Quando os sintomas começaram eu fiz uma série de exames juntamente com o FAN que deu negativo. Esse ano em maio eu repeti os exames e todos eles deram negativos com a exceção do FAN que dessa vez deu positivo. To fazendo acompanhamento com o reumatologista que disse não se tratar de lupus, pois não houve alteração em outros exames e me diagnosticou com fibromialgia por conta das dores.
    Apesar de tomar remédios para dores por ser fibro, não houve uma grande melhora, eu melhorei, mas quando dói as articulações doem muito e não passa com o medicamento.
    Gostaria de saber qual a sua opinião?

    Luana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luana. Nem sempre conseguimos fazer um diagnóstico preciso, pois alguns pacientes tem sinais e sintomas que poderiam ser relacionados com várias doenças - e isso é especialmente verdade na especialidade de reumatologia. Digo isso, porque casos semelhantes ao que você descreveu acima não são incomuns. A melhor dica que posso te dar é continuar fazendo acompanhamento com o reumatologista que mais tentou esclarecer teus sintomas. Quanto aos exames, muitas vezes mais atrapalham do que ajudam; e saber interpretá-los nem sempre é tarefa simples. Boa sorte!

      Excluir
  49. Ola,
    desde os 12-13 anos tenho o rosto meio avermelhado e trato com a minha dermatologista.
    Fui em um clinico geral na ultima segunda e ele vendo o meu rosto pediu que eu fizesse o exame para FAN
    e meus resultados foram esse. Creio que nao tenha nenhum outro sintoma que caracterize alguma doenca auto imune,mas fiquei preocupada ao ver o resultado do exame.Queria saber se pode ser a rosacea indicado esse FAN positivo ou se pode ter alguma coisa alem disso. Obrigada!

    NUCLEO: 1/320 PADRAO NUCLEAR PONTILHADO FINO DENSO
    NUCLEOLO: NAO REATIVO
    CITOPLASMA: NAO REATIVO
    APARELHO MITOTICO: NAO REATIVO
    PLACA METAFASICA CROMOSSOMICA: REATIVO
    Metodo: Imunofluorescencia indireta (celulas de linhagem HEp-2)
    Valor de Referencia: Nao Reativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Como você deve ter lido nas postagens acima, esse exame é bastante inespecífico, e pode também ser positivo em pessoas com rosácea. Se há alguma dúvida sobre alguma outra doença autoimune, seria interessante uma avaliação com um reumatologista pra uma melhor investigação de outros sinais, sintomas e alterações de outros exames complementares. Att,

      Excluir
  50. Boa noite, Dr. Tenho 1 filha com 8 anos, e ela tem Sindrome de Turner. O FAN dela sempre deu núcleo e placa met. cromossômica reagentes, nuclear pont. fino denso - 1:640. Clinicamente ela sempre está muito bem, graças a Deus. Mas foram encontrados linfonodos em raiz mesentérica acima do habitual; no hemograma: TGO 46,0 e linfócitos atípicos 3. Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fábio. Como você mesmo disse: clinicamente ela sempre está muito bem! Esse é principal motivo pra questionarmos a solicitação do exame de FAN, pois ele não não ajuda nessas situações. Pelo contrário, acaba gerando mais dúvidas, como você pode ler nas postagens acima. Desconheço qualquer ligação do FAN com a Sd de Turner, exceto por raros relatos na literatura da concomitância com outras colagenoses (quando o quadro clínico do paciente é mais exuberante). Linfonodos mesentéricos são achados muito inespecíficos numa criança de 8 anos, e também deve ser relacionado com alguma alteração clínica, ou seja, com o motivo pelo qual foi solicitado o exame. Boa sorte!

      Excluir
  51. olá dr tenho 31 anos a um ano tive internada com nefrite ,faço acompanhamento com nefro mas ele tem duvida do meu diagnostico de lupus . fan nucleo :reagente ,nucleolo:nagativo, citoplasma:negativo ,aparelho mitotico:negativo ,placa metafasica cromossomica:negativo padrao nuclear pontilhado fino . titulo 1:320 pode ser lupus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O exame de FAN não define se teu quadro é ou não Lupus Eritematoso Sistêmico. A dosagem de um anticorpo chamado anti-DNA dupla-hélice (=nativo) seria bastante útil. Lembro que se houver perda de proteína na urina > 1g/24h, já está indicado biópsia renal (com imunofluorescência) - o que ajuda muito a definir qual o tipo de acometimento renal, a gravidade, o prognóstico, e o tratamento (especialmente se exite dúvida no diagnóstico da doença de base). Boa sorte!

      Excluir
  52. Boa Noite DR Tiago Malucelli.
    Já tem alguns dias que ando perdendo o sono,fui a uma dermatologista por conta de uma mancha na minha coxa,lá eu relatei que também tinha queda de cabelo,falei que utilizava muitos produtos quimicos.A médica passou alguns exames,hemograma,fezes,urina e o FAN,todos deram normais,exceto o FAN que deu:Núcleo pontilhado fino denso 640.Diante desse resultado ela me indicou um reumatologista pois poderia ser alguma doença auto imune.Obs para a mancha na coxa ela pasou clobesol.Ao chegar na reumatologista a mesma me deixou bastante preocupada pois disse que o FAN tinha dado um valor alto e disse suspeitar de Lúpus,me passou uma série de exames,desconsiderou o hemograma e o exame de urina que fiz pois a mesma mandou repetir os seguintes exames.FAN,fator reumatóide látex,PCR,anticorpo anticardioplina,anti SM,hemograma,anti DNA,Anticoagulante lúpico,B2 glicoproteina acido.eu nunca senti qualquer sintoma.e a mancha praticamente sumiu com o uso do creme
    Diante desses exames é como se eu ja tivesse a doença e ela quizesse apenas confirmar.Será que precisa de todos esses exames mesmo ou ela foi precipitada? Adoro seus post.obrigada.Lena Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lena. É difícil fazer um diagnóstico de Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) a partir de uma única lesão de pele; e o exame de FAN, como você deve ter lido nas postagens anteriores, é muito inespecífico. Uma lesão de pele única, dependendo das características, pode ser o que chamamos Lupus cutâneo, que na maioria dos casos não apresenta nenhum outro sintoma sistêmico (como se fosse outra doença, limitada a pele). A tua reumatologista pode ter visto algum outro sinal / sintoma / ou algum detalhe laboratorial que a levou a solicitar mais exames. Isso tudo é bastante complexo e todo cuidado é pouco. Sugiro que faça os exames e tire todas as dúvidas que tiver diretamente com ela. Boa sorte!

      Excluir
  53. Bom dia Dr Tiago.. Fui ao dermartologista e ele meu pedio o exame Fan o resiltado foi esse.. o que pode ser esse resultado:

    Nucleo: Negativo
    Nucleoro:Reagente
    Citoplasma: Negativo
    Aparelho Mitotico: negativo
    Placa Metafasica cromossomica: Negativo
    Conclesão Padaro Nuclear Homogeneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo as postagens acima você vai perceber que apenas o resultado do FAN não é diagnóstico de nenhuma doença. Depende muito das queixas (sintomas), juntamente com sinais clínicos, e eventualmente de alguns outros exames complementares. Portanto, a única maneira de você ter uma resposta confiável sobre o significado desse exame é numa consulta médica com o especialista. Boa sorte!

      Excluir
  54. Boa tarde Dotor, Fiz o exame FAN, e fiquei preocupada com o resultado pois não entendi muito, e meu retorno ao médico vai ser apenas em novembro.
    O resultado foi positivo
    título:1/640
    padrão: pontilhado fino
    placa metafasica negativa
    valor de referencia negativo

    o que significa estes resultados ?
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo as postagens acima você vai perceber que apenas o resultado do FAN não é diagnóstico de nenhuma doença. Depende muito das queixas (sintomas), juntamente com sinais clínicos, e eventualmente de alguns outros exames complementares. Portanto, a única maneira de você ter uma resposta confiável sobre o significado desse exame é numa consulta médica com o especialista. Boa sorte!

      Excluir
  55. Olá Dr.
    Acabei de sair do hematologista e confesso que voltei muito assustada. Tenho 27 anos e procurei o mesmo para investigar as causas dos meus abortos. Meu FAN DEU POSITIVO 1/640 NUCLEAR PONTILHADO FINO E MEU VHS 45MM.
    Não tenho nenhum sintoma a não ser queda de cabelo (discreta)

    O hematologista me encaminhou pra um reumatologista, e disse que até que se prove ao contrário É LUPUS.

    Dr. estou chorando muito, com medo de morrer, não imaginava descobrir isso agora...

    esse médico pode ter errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença bastante complexa e que pode manifestar-se de várias formas. Além disso, o exame de FAN é bastante inespecífico, colaborando pra confusão relacionada ao diagnóstico dessa doença - leia as postagens acima pra ter uma ideia. Abortos de repetição podem ocorrer em pacientes com Lúpus, mas principalmente quando relacionados à presença de anticorpos que caracterizam a Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeo (vide mais informações na barra lateral direita deste blog). No teu caso, as informações acima não são suficientes pra confirmar qualquer doença, mas acho fundamental uma avaliação com um reumatologista. Boa sorte!

      Excluir
  56. Olá Doutor, apareceu na minha mãe várias manchas avermelhadas na regiao da barriga e no braço bem naquela regiao que tira sangue. Levei ela ao dermatologista e ele pediu um hemograma completo. Porem o exame de FAN deu nuclueo e nuclue reagente, com título de 1:320, to muito preocupada, pode ser lupus ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil fazer um diagnóstico de Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) a partir de lesões de pele não características; e o exame de FAN, como você deve ter lido nas postagens anteriores, é muito inespecífico. Dependendo das características da pele, o dermatologista pode diagnosticar o Lupus cutâneo, que na maioria dos casos não apresenta nenhum outro sintoma sistêmico (como se fosse outra doença, limitada a pele). Mas no caso de apresentar outros sintomas/queixas, seria importante uma avaliação diretamente com o Reumatologista. Boa sorte!

      Excluir
  57. Olá Doutor, minha mãe fez o exame de FAN e o resultado foi esse:

    ANTICORPOS NUCLEARES = REAGENTE
    ANTICORPOS NUCLEOLARES= NÃO REAGENTE
    ANTICORPOS CITOPLASMATICOS= NÃO REAGENTE
    APARELHO MITOTICO= NÃO REAGENTE
    PLACA METAFASICA CROMOSSOMICA= NÃO REAGENTE

    PADRÃO = NUCLEAR PONTILHADO FINO
    TÍTULO = 1/640

    Ela tem Dermatite Atópica desde criança, uma irmã com a síndrome de Sjögren e disse que começou a sentir dores nos ombros.

    A consulta dela será somente no fim de novembro, então gostaria de alguma resposta antes.

    Muito obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O FAN é um exame bastante inespecífico, muitas vezes encontrado na população saudável, sem significado clínico. No caso da tua mãe, somente na consulta reumatológica será possível dizer se esse resultado é significativo ou não. Boa sorte!

      Excluir
  58. Olá, tenho 16 anos e no início desse ano fiz um hemograma de rotina mesmo e descobri que estava com plaquetas baixas, fui a um hematologista. Ele pediu vários exames que deram resultados normais, somente o FAN veio alterado. Fui encaminhada para a única reumatologista da minha cidade especialista em lúpus. Desde então, isso já tem uns 8 meses, tomo reuquinou. Apesar de não ter NENHUM sintoma clínico ela decidiu começar o tratamento para me prevenir ... Tenho plaquetopenia comprovada, mas trato com cortecoide. Esse tal exame mudou completamente minha vida esse ano. Não viajo, não pego sol, vivo preocupada se alguma dorzinha é um sintoma. Gostaria de saber se tenho mesmo lúpus ou chance de desenvolve-lo. Ngm na minha família tem! Serei a primeira??? Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Olá Dr. Fui notificada de que tenho a síndrome de raynound, fiz o exame FAN 2 vezes e deu positivo as 2 vezes, fiz também o de DNA Nativo, Auto anticorpos Anti (dupla hélice) e o resultado foi 8,10, e o de velocidade de hemossedimentação que deu 1 hora = 20 mm, 2 hora = 36 mm, tenho tido inchaço nas pernas e queimação e formigamento nas mãos, esses exames podem significar algo?
    Grata desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Síndrome ou Fenômeno de Raynaud (vide barra lateral desse blog) juntamente com FAN positivo deve ser melhor investigado, pois, dependendo do quadro clínico associado, pode ser classificado num grupo de doenças chamado Colagenoses. O diagnóstico dessas doenças é um verdadeiro quebra-cabeças, portanto sugiro acompanhamento com um Reumatologista. Boa sorte!

      Excluir
  60. Boa tarde,Dr Tiago,

    Estou um pouco preocupada,gostaria de uma orientação.
    Fui ao dermatologista com queda de cabelo e ele solicitou alguns exames, q deram os resultados abaixo:
    FAN
    núcleo:reagente
    nucléolo,citoplasma,aparelho mitótico e placa metafásica cromossômica: não reagente
    titulo: 320
    padrão:nuclear pontilhado fino.
    ferro: dentro da referencia e ferritina: baixa
    VHS: 5mm - 60 min.
    HEMOGRAMA
    Eritrograma: hemácias normocíticas e normocrômicas
    Leucograma e plaquetas dentro da referencia,mas inferior ao resultado anterior.
    Fui encaminha ao reumatologista,para investigação de lúpus, esses resultados podem está associados a uma doença cronica auto-imune?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Frequentemente nós reumatologistas atendemos pacientes com queda de cabelo e FAN positivo, sem outros sinais ou sintomas, e na maioria o exame não tem nada relacionado à queixa, ou seja, a queda de cabelo não tem origem autoimune e o FAN é apenas um achado inespecífico. Antes de afirmarmos isso, uma avaliação clínica e laboratorial é necessária. Boa sorte!

      Excluir
  61. Boa noite, dr. Tiago,
    pelo que já li acima, entendi que não é possível fazer um diagnóstico sem consulta, mas espero que o senhor possa me ajudar ainda assim. Como os outro, uma queda de cabelo crônica me levou a fazer um exame que apresentou FAN positivo. Além disso, há vários anos sinto também dores nos joelhos e lombar que mostraram uma calcificação nos tendões dos dois joelhos e uma vértebra lombar a mais (sim, eu sou uma anomalia, hehehe), Esse conjunto pode estar associado a uma doença auto imune? Se sim, quais e que outras estruturas essa doença por acometer?

    Obrigada,
    Yasmin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Yasmin. Uma vértebra lombar a mais é algo bastante comum e não tem relação com doenças autoimunes. A calcificação de ligamentos provavelmente não tem relação com as outras queixas (queda de cabelo e FAN). Boa sorte!

      Excluir
  62. Boa tarde Dr. Tiago !

    Minha mãe tem Lupus, para controle eu faço os exames a cada 3 anos: desta vez o meu exame Fator Anti Núcleo deu positivo (HEP2) 1:80, os demais deram não reagente - RO, LA , Cardiolipina (iGG e IGP), anti coagulante lupico. Estou com muita queda de cabelo, posso estar no inicio de alguma doença auto imune. Preciso fazer alguma controle? Desde já agradeço a atenção. Fernanda/Itu - SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A combinação de queda de cabelo e FAN positivo é muito comum, e na maioria dos casos não relaciona-se com doença autoimune. No teu caso, principalmente devido história familiar de LES, aconselho fazer um "check up" com um reumatologista. Boa sorte!

      Excluir
  63. Fernanda 26/11/2013
    Bom dia Dr Tiago
    Ontem fui ao médico e vimos o resultado do FAN, eu estava com medo do resultado e fiquei com um pouco de duvidas. O resuldado foi:
    Núcleo Reagente
    Placa Metafásica Cromossômica Reagente
    Título 320
    Padrão Nuclear Pontilhado Fino Denso
    Tenho uma tia que morreu a 6 meses com Esclerodermia Sistêmica Progressiva, sinto fraqueza, tontura e muita sonolência, dores fortes por todo corpo, dormência na nuca, dormência em perna e braço esquerdo, muita vontade de urinar. Posso está com alguma doença Auto Imune ou Reumatológica? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda. Os sintomas descritos acima são inespecíficos, e com essas informações não podemos definir se há ou não doença autoimune. E o resultado do FAN, sem um quadro clínico mais específico, não define nenhuma doença. Para um melhor esclarecimento do que está acontecendo, oriento uma avaliação com um reumatologista. Boa sorte!

      Excluir
  64. Boa noite Dr.
    ultimamente venho sofrendo com falta de apetite, perda de peso, manchas roxas pelo corpo, e sangue nas fezes. Fiz um exame de sangue onde os eosinófilos estavam muito alterados, os leucócitos também e com insuficiência de vitamina D, e a nota oficial do exame foi essa : RESULTADOS POSITIVOS DA PESQUISA DE ANTICORPOS CONTRA ANTÍGENOS CELULARES EM CÉLULAS HEp-2 PODEM SER ENCONTRADOS EM INDIVÍDUOS SEM EVIDENCIA CLINICA OU LABORATORIAL APARENTE DE DOENÇA AUTOIMUNE.

    o que isso tudo significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São sintomas que não devem ser menosprezados. Sugiro que passe por uma avaliação com um reumatologista pra melhor esclarecimento. Att,

      Excluir
  65. Caríssimo Dr Tiago Malucelli : se uma paciente chegasse ao seu consultório com dores nas articulações e FAN positivo ( padrão homogêneo ) como únicos sintomas, você consideraria o lúpus como uma possibilidade ? Fui em três reumatologistas : uma é taxativa em afirmar que é lúpus brando, os outros dois acham que não há evidências suficientes. Estou desde fevereiro em busca desse diagnóstico... Já tomei Metotrexato (qdo achava que era artrite reumatóide) e, agora, estou tomando Imuran, mas o último reumato que consultei acha que é um remédio mto forte pra alguém que não tem certeza do diagnóstico. Meus rins estão normais, não tenho lesões de pele, nem orais... Mas o anti-ccp deu <1.5... Alguma luz ? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, qual a titulação do exame de FAN?

      Excluir
    2. O primeiro deu 1/320; o segundo,feito em novembro, deu 1/160.

      Excluir
    3. Carla, se uma paciente queixa-se apenas de dores nas articulações, e no restante da avaliação clínica, incluindo exame físico minucioso, não encontrarmos outros sinais (ex: artrite), não devemos pensar em Lupus eritematoso Sistêmico (LES). Como você deve ter lido acima, a confusão que um resultado de FAN alterado faz é enorme, e isso é o dia-a-dia do reumatologista no consultório. No teu caso, talvez o que gerou mais dúvida foi o padrão do teu exame, Homogêneo, pois esse é o padrão mais característico de pacientes com LES, e relaciona-se com um anticorpo chamado anti-Sm, que seria interessante ser solicitado pra você. O fato do FAN ter uma titulação baixa, ajuda a pensarmos que não é LES, principalmente se não há nenhum outro critério associado. Sei que essa falta de um diagnóstico preciso gera angústia, não só nos pacientes, mas também nos médicos, mas as vezes só mesmo com o tempo é que a doença mostrará sua "cara". Continue acompanhando com o reumatologista que te passou mais segurança e tranquilidade. Boa sorte!

      Excluir
    4. Querido Dr. Tiago... Muitíssimo obrigada ! Você me tranquilizou muito ! Já fiz o anti-Sm, e deu negativo duas vezes. Fiz no início do ano e agora... Vou fazer exatamente o que recomendou, vou continuar com o médico que me deixou mais tranqüila. Ele me disse o mesmo que você. Muito, muito obrigada !

      Excluir
  66. Boa tarde

    Dr Tiago Malucelli,

    Estou angustiada, fiz este exame FAN e deu resultado nuclear pontilhado grosso, titulo 1/160.. Gostaria de saber se tenho alguma doença auto-imune.. A medica que me mediu este exame foi minha alergista, nunca tinha tido alergia a nada, depois que tomei um remedio "metildopa", tive coceira e pinicaçao na pele, por isso ela pediu este exame. Estou gravida de quase 6 meses.

    Obs: Sobre o FAN, nao tenho sintoma de nada, nao sinto exatamente nada.

    Leticia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Letícia. Como você deve ter lido acima, o exame de FAN frequentemente encontra-se positivo em pessoas sem doença autoimune, e isso gera muita angústia. Sugiro que converse com a tua médica pra saber o real motivo pra ter realizado esse exame. Boa sorte!

      Excluir
    2. Bom Dia

      Ok entendo, mais voce sabe me dizer se o resultado que deu nuclear pontilhado grosso, titulo 1/160 e muito alto ou baixo, e se refere-se a alguma doença mesmo eu nao tendo sintomas ou so mesmo outros exames para confirmar algo.. Mesmo assim muito obrigado.

      Excluir
    3. É uma titulação baixa e, na ausência de outros sintomas e sinais clínicos, não significa doença. Att,

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  67. Boa tarde Dr.
    Fiz exame para conferir o Fan, em virtude de uma suspeita que havia de intolerancia ao gluten, o mesmo deu positivo na época, e a Dra. fez uma endoscopia onde foi descartado a intolerancia ao gluten, posteriormente repeti alguns exames e apareceu novamente positivo 1/80, pontilhado fino e pelo que entendi indicando a presença de anticorpos Anti- ro e Anti -la. Tb sou intolerante a lactose, Tenho diversas alergias de pele e problemas de rinite e alergias diversas a alimentos como frutas, eventualmente tenho que tomar antialergicos e observo que minhas alergias pioram no verão, mas são mais na região dos braços e pernas. eventualmente tenho dores musculares, mas nada absurdo. Vou procurar um reumato, mas ainda nao sei quando farei pois tenho que levar os exames à gastro. O restante do hemograma apareceu tudo certo. Obrigada, Júlia

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde, Dr.

    Sou biomédica e me alarmei com meu FAN. Tenho endometriose grave, ando com alguns sintomas difusos neurológicos cíclicos (espasmos, "depressões" nos dedos que somem depois de algum tempo, quedas frequentes, fadiga extrema e dores difusas. Meu médico mencionou que eu demonstro contraturas musculares e dor miastênica após o exame. O anti-ENA deu negativo, enquanto que o FAN deu um super positivo:

    PESQUISA DE AUTO-ANTICORPOS - FAN
    Resultado:Reagente
    Núcleo:Reagente
    Nucléolo:Não reagente
    Citoplasma:Não reagente
    Aparelho mitótico:Não reagente
    Placa metafásica cromossômica:Reagente
    PADRÃO..:Nuclear pontilhado fino com placa metafásica corada
    Título..: 1/1280

    Devo me preocupar com o que? Miastenia gravis ou Esclerose Múltipla? Seja lá o que for, não é bom... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana. Como você deve ter lido nas postagens acima, o exame de FAN é bastante inespecífico, e padrão pontilhado fino é bastante encontrado em pessoas sem outros sinais de doença autoimune. Os teus sintomas descritos acima são também muito inespecíficos, sendo que não dá pra direcionar pra um diagnóstico definitivo. Pelo fato do FAN apresentar uma titulação considerável, sugiro avaliação e acompanhamento com um reumatologista, lembrando que as doenças autoimunes algumas vezes demoram pra "mostrar a cara". Boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigada, Dr.!
      Vou voltar ao médico dia 3, e depois acho que ele deve me encaminhar a um reumatologista...!

      Excluir
  69. Boa Tarde Dr. Tiago!!

    A algum tempo venho sentindo fortes dores nas pernas, tem + ou - dois meses, resolvi procurar um médico pq as dores eram muito forte e mesmo tomando relaxante muscular a dor ameniza mas não passa. pelo contrário foi aumentando as dores, inclusive dores nos quadris. O médico me pediu diversos exames, um deles é o FAN.
    o valor de referência deu Negativo.
    Resultado:
    Nucleo: Reagente
    Nucleolo: negativo
    Citoplasma: negativo
    Aparelho Mitotico: Negativo
    Placa Metafasica Cromossomica: Negativa
    CONCLUSÃO: Padrão nuclear pontilhado grosso reticulado titulo 1:160

    NOTA: Resultado positivo da pesquisa de anticorpos contra antigenos celulares em celulas HEp-2 podem ser encontrados em individuos sem evidencia clinica ou laboratorial aparente de doença autoimune. Triagem inicial realizada com soro diluido no titulo de 1:80

    No hemograma com histograma:
    o Eritrócitos: 3,95 milhões/mm3
    Hemoglobina: 13,00 g/dL
    volume globular: 36,3%
    vol.glob. medio: 91,8 fL
    Hem. glob. média: 32,9 pg
    C.H. glob. média: 35,9%
    RDW? 12%
    Bastonetes: 0

    Enfim, fiz um monte de exames, mas os que me chamaram mais atenção foram esses.
    O médico (ortopedista) disse que meus exames estão normais, somente o FAN que deu uma pequena alteração.
    E me orientou a procurar o reumatologista. Mas já adiantou que estou com Fibromialgia. Mas o problema é que fico fazendo pesquisas e todas elas me indicam Lupus.
    A Fibromialgia tbm tem haver com o resultado dos meus exames?
    Por favor Dr. me de uma luz, estou muito preocupada.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  70. Boa tarde, Dr.!
    tenho esclerodermia na pele desde 1995.
    Meu FAN deu positivo. Tenho necessidade de procurar um reumatologista?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para melhor avaliação é importante uma avaliação com um reumatologista, apesar de que a esclerodermia cutânea geralmente não manifesta sintoma sistêmicos, mesmo apresentando FAN positivo. Att,

      Excluir
  71. Boa Tarde Dr,

    A cerca de 30 dias procurei o dermatologista pois estava com muita perda de cabelo (perda significante) e ela solicitou alguns exames, dentre eles o FAN, que deu positivo, mas ela disse que eu não precisaria me preocupar e que quando tivesse curiosidade procurasse um reumatologista.
    Eis que semana passada apresentou-se um quadro de episclerite no meu olho esquerdo,também herpes no lábio, ressecamento nasal muito forte, e hoje iniciei com enjoos, diarréia e calafrios.
    Marquei consulta com o reumatologista, mas estou muito preocupada pensando se aguardo a consulta ou me dirijo até uma emergência.
    Obrigada.
    Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Priscila
      Não vejo relação do quadro inicial (queda de cabelo + FAN) com o que está acontecendo agora (episclerite, herpes,enjoos, diarréia, etc). Para melhor esclarecimento do quadro atual, procure um médico generalista. As dúvidas que persistirem, aguarde o reumatologista. Boa sorte!

      Excluir
  72. bom dia Dr Tiago,
    A minha filha sente por vezes e muito raramente dores localizadas nas articulações, ou no pulso, ou no joelho. Resolvi ir ortopedista e este não viu nada de anormal mas pediu analises.
    As analises chegaram e estou sem perceber os resultados, pelo que agardecia a sua ajuda.

    Hemoglobina - 10.8 g/dl
    Hematocrito - 32.7%
    H.G.M - 26.4 p
    Leucocitos - 3.90

    Velocidade de Sedimentação 63 mm
    Proteina C Reativa (Soro) 5.8 mg/l
    Ac. Anti-Nuclareres
    Nucleo Positivo "finamente granular" (1/640)
    Nucleolo Negativo

    Agradecia a sua ajuda e desde já agradeço a sua disponibilidade.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os exames são compatíveis com um quadro inflamatório, de provável origem autoimune, que talvez seja a causa das dores. Sugiro uma avaliação com um reumatologista o quanto antes para melhor definição diagnóstica e, se necessário, terapêutica. Boa sorte!

      Excluir
  73. Boa tarde Dr. Tenho LES Hoje meus exames deram :
    Núcleo :reagente
    Citoplasma :Negativo
    Nucleolo: Reagente
    Aparelho mitótico: Negativo
    Placa : Negativo.
    Nucleolo: reagente
    Conclusão : Padrão misto nuclear pontilhado fino e nucleolar homogêneo titulo 1:160
    Isto significa que o LES está saindo da remissão? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, esse exame não serve pra controle da atividade do Lupus Eritematoso Sistêmico.

      Excluir
  74. Oi doutor! Por favor me ajude, estou desesperada! Meu Fan deu reagente somente para o Nucleolo padrão homogêneo título 1/80. Os exames anti sm, cardiolipina IgG e IgM, anticoagulante lupico todos deram não reagentes. Minha preocupação é que li nos seus comentários que o padrão homogêneo é bem característico de Lupus e por isso estou sem chão. Procurei uma dermatologista pois estou com um pouco de queda de cabelo, dor de cabeça e nas pernas (principalmente no fim do dia ou após atividade física) e imaginei ser deficiência de algum vitamina... nunca imaginei que seria suspeita de LES. Minha pergunta é: o senhor já viu algum caso de padrão homogeneo e não ser Lupus??? Estou desesperada... tenho um filho pequenininho, não quero morrer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniella. Como você deve ter lido acima, esse exame não é definitivo para um diagnóstico de Lupus Eritematoso Sistêmico (LES), sendo que sãp necessários vários achados clínicos e laboratoriais (critérios) para tal. Portanto, o fato de ter um exame de FAN com padrão nuclear homogêneo em baixo título não significa necessariamente que você tenha LES. Para uma avaliação mais detalhada e melhores esclarecimentos, consulte com um reumatologista. Boa sorte!

      Excluir
  75. Dr.Boa tarde, Há noventa dias meu tornozelo e meus dedos começaram a inchar e a doer. E esse quadro alterna em dias muito fortes e outros mais controlados. Há duas semanas sinto dores no cotovelo, punho e ombros. Estou fazendo muitos exames e os resultados que já estão disponíveis são : FR :7,0 FAN:1/160 Padrão Nuclear Pontilhado Ck 87 C3 199,1 c4 37,5, PCR 11,87 cH50 163, albumina 53,9 e alfa 2 12,2. Nas "crises" a dor aumenta muito a ponto da pressão arterial alterar fica vermelho e aquece. Os outros exames vão demorar bastante ainda e como as dores estão aumentando e passando para outras articulações estou preocupada. Seria possível pelo resultado dos exames identificar a causa das dores? ( tenho 28 anos)
    Agradeço a atenção e aguardo ansiosamente a resposta,

    Danielle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Danielle. Esses exames não identificam uma causa específica pras tuas queixas. Sugiro que consulte um reumatologista. Boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigada pela atenção vou seguir a orientação do senhor.

      Excluir
  76. Boa tarde! Tenho L E S diagnosticado em agosto de 2012, e desde então faço uso do reuquinol, e neste momento estou tomando doses mínimas de predinisona ( a Doutora vem retirando aos poucos - 5mg três dias e 2,5 três dias, e nada aos domingos) . No início fiquei muito mal, desanimada, deprimida porque disseram que esses medicamentos iam me "deformar" (sim, alguns idiotas me disseram isso). Dei a volta por cima, sigo meu tratamento tranquila, faço dança de salão, zumba, pilates e só estou fora do peso porque sou muito gulosa. A minha médica pediu novos exames de sangue, e tudo esta normal no hemograma, porem o fan deu o seguinte resultado:
    RESULTADO
    FAN - FATOR ANTI NUCLEAR
    NUCLEO REAGENTE
    NUCLEOLO NEGATIVO
    CITOPLASMA NEGATIVO
    APARELHO MITOTICO NEGATIVO
    PLACA METAFASICA CROMOSSOMICA NEGATIVO
    CONCLUSÃO
    PADRAO NUCLEAR PONTILHADO
    TITULO SUPERIOR A 1:640
    Mesmo eu estando bem, o resultado será sempre este uma vez que o Lúpus não tem cura?
    Por que dizem que o sol é tão prejudicial neste caso?
    Atenciosamente,
    Sandra Vita


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sandra. O exame de FAN não serve para monitorar a atividade da doença, portanto não deve ser repetido com esse fim. Em relação ao sol, ele é o inimigo de todos os pacientes com LES, pois pode agravar o quadro clínico ou até reativar a doença quando está em remissão. Boa sorte!

      Excluir
  77. Olá Doutor
    Tenho doença de behcet, descobri a tres anos, faco tratamento na unifesp uso azatioprina, , prednisona em desmame 4 gotas, , colchicina, calcio e gabapentina e benzetacil a cada 21 dias...minha dúvida é : algum tempo venho aparecendo imas manchas que ficam rochas quando esfriam, os medicos me disseram que é livedo retilineo, me pediram um exame chamado andicardiolipina, estou preocupada, porque será ouyta doença auto imune? Já sofro tanto com tudo isso...sem contar que adquiri neuropatia periferica nos membros inferiores devido ao uso de talidomida, será que estou com saf?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucilene. O Livedo pode ou não estar relacionado à Síndrome do anticorpo antifosfolipídeo (SAF), mas para esse diagnóstico não basta apenas ter os anticorpos - pra mais informações vide SAF na barra lateral direita. Sugioro que aguarde os exames ficarem prontos e tente esclarecer tuas dúvidas na próxima consulta, pois tenho certeza que você está sendo muito bem acompanhada. Boa sorte!

      Excluir
  78. Boa tarde!
    Dr. fiz alguns exames devido a dores no joelho. Na ressonância acusou desgaste degenerativos no menisco, erosões e frisuras. C3 e C4 normais, VHS normais, Fator reumatoide não reagente. Porem o FAN acusou:
    FAN: Nuclear pontilhado fino 1/320
    Nuclear Centromérico 1/160
    Estava com FAN pontilhado fino 1/640, estava com infecção urinaria, apos tratar a infecção o fan pontilhado caiu para 1/320, depois disso tive algumas febre baixa, dores no pulso, sola do pé... (porem essas dores já passaram):
    Este exame esta mais sugestivo para Lupus ou Esclerodermia?
    Obs: Fiz anti dna e deu não reagente, passou fenômeno de Raynoud, o senhor pode me orientar se com essas informações é possível fechar diagnostico, ou seria necessários outros exames. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que mais exames irão ajudar em alguma coisa, e sim causar cada vez mais confusão. O que realmente seria necessário é uma boa consulta reumatológica pra melhor definição do teu quadro clínico. Att,

      Excluir
  79. Olá Dr. Tiago. Me chamo Cíntia estou tentando engravidar a 2 anos e a médica me passou alguns exames. O único exame alterado foi o FAN e gostaria que comentasse o resultado.

    ANTIGENOS INTRACELULARES, AUTO-ANTICORPOS (FAN)
    Método : imunofluorescência indireta em células HEp-2
    Material: soro

    RESULTADO VALORES DE REFERÊNCIA

    (A) NUCLEAR:
    Não reagente não reagente

    (B) NUCLEOLAR:
    Não reagente não reagente

    (C) PLACA CROMOSSOMICA METAFASICA:
    Não reagente não reagente

    (D) CITOPLASMATICO:
    REAGENTE, padrão de pontos isolados, até 1/160 não reagente

    (E) APARELHO MITOTICO:
    Não reagente não reagente


    INTERPRETACAO:

    (D)
    O padrão de fluorescência citoplasmático observado pode ser decorrente
    de anticorpos contra antígenos de domínios citoplasmáticos restritos,
    como vesículas do sistema endossomo-lisossomial (anti-EEA-1) ou corpos
    GWB (anti-fosfatidiletanolamina ou anti-proteínas ricas em glicina e
    triptofano). Sua potencial relevância e possíveis associações clínicas
    não estão formalmente definidas, sendo encontrados em diversas condições
    inflamatórias crônicas, doenças auto-imunes e mesmo em indivíduos
    normais.

    Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cintia. Esse exame não auxilia na tua investigação; e na maioria dos casos só gera mais dúvidas. Sugiro consultar um especialista em Infertilidade. Boa sorte!

      Excluir
  80. Olá . meu filho fez um o exame FAN e deu positivo , apos este exame a alergista solicitou outro exame que deu anti-sm inclonclusivo.Isto pode ser LES? Monica- sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você deve ter lido acima, esse exame frequentemente gera confusão. Apenas um resultado de exame não quer dizer que é ou não é LES. Sugiro uma avaliação com um reumatologista. Att,

      Excluir
  81. Olá.

    Há dois anos tive um aborto espontâneo e desde então não consegui mais engravidar. Estou em tratamento em uma clínica de fertilização e me foi socilitado que fizesse o FAN. O resultado foi:

    Reagente para auto anticorpos contra antígenos intracelulares (FAN-HEP2) padrão nuclear pontilhado fino.
    Título 1/160

    Isso pode estar dificultando a minha gravidez? Até então meus exames sempre foram bons e eu não tenho qualquer sintoma que me chame a atenção.

    O médico que solicitou o exame me receitou apenas tomar AAS Protect.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você deve ter lido acima, esse exame aparece alterado em pessoas saudáveis com muita frequência. Além disso, não auxilia na investigação de pacientes com infertilidade. Boa sorte!

      Excluir
  82. Olá tudo bom, meu nome é Daiane tive trombose ano passado e já me tratei.
    Me consultei com um hematologista, para poder investigar a causa dessa trombose, com alguns exames deu positivo o FAN , Proteina C funcional deu 67%
    E proteina S livre deu 63%.
    Nisso minha hematologista me indicou o uso de anticoagulante minha vida toda, e pediu para buscar um reumato. Fiz mais exames que dentro deles o c3 ch50 total deu no limite.
    Não tenho nenhum sintomas de lupus.
    Entao minha doutora me indicou o uso de cloroquinona para controlar esses exames, pq ela disse que tenho uma pré disposição de ter lupus, mais que ainda não tenho . E outra doutora me disse que não há necessidade do uso do remédio pq eu ainda não tenho a doença. Estou muito agoniada em relação a esses exames, pq estou querendo engravidar, daí uma diz que por enquanto não dá, outra diz que posso, então gostaria muito de sua opinião Doutor Tiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daiane. Há muitos detalhes que deveriam ser abordados no teu caso, mas, de uma maneira geral, o exame de FAN não faz parte da investigação de coagulopatias. A confusão acontece porque os anticorpos antifosfolípides (Síndrome SAF - vide barra lateral direita), que podem gerar trombose, são mais frequentes em pacientes com lupus eritematoso sistêmico (LES). Se um paciente não tem nenhum critério pra pensarmos em LES, não devemos solicitar o exame de FAN, muito menos medicar apenas por causa de uma alteração de FAN - comumente encontrada na população saudável. Bos sorte!

      Excluir
  83. Olá dr. Realizei, há 4 anos, o fan pq a dermato solicitou devido minha queda de cabelo (iniciada pelo uso do dispositivo intra uterino mirena). Deu positivo. Neste ano pedi a um médico de minha confiança alguns examee específicos. O fan continuou o mesmo (núcleo reagente, nucleolo negativo, citoplasma negativo, aparelho mitotico negativo, placa metafasica cromossômica reagente, padrão nuclear pontilhado fino denso, 1:640). Os seguintes exames deram TODOS não reagentes: SCL 70, SSA/RO, MITOCONDRIA ANTI AMA, DNA NATIVO, ANTI CENTROMERO, SSB/LA. Hemograma normal, ferritina normal. Enfim, td ok. Não sinto nada de dor, absolutamente nenhum sintoma. Fiquei muito preocupada com o resultado do fan. Pelo exame clinico o médico concluiu que não tenho nada, mas gostaria de tua opinião. Abraços e desde já agradeço! ! Rafa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafa. Como você deve ter lido nos comentários anteriores, esse exame de FAN é frequentemente encontrado em pessoas sem manifestação alguma de doença autoimune, portanto, isoladamente não quer dizer nada. Mantenha o acompanhamento com o seu clínico. Att

      Excluir
    2. Obrigada. Fiquei muito mais tranquila com as informações q vc me passou. Td de bom e parabéns pelo carinho e dedicação prestados.

      Excluir
  84. Olá Dr. realizei o exame Fan Hep-2 pois meus leucócitos são em torno de 2600 e minhas plaquetas em torno de 80. O resultado deu reagente com padrão nuclear pontilhado centromérico, título 1/640. Os demais exames de sangue deram normais. A médica que solicitou o exame está de férias. Fiquei muito preocupada com o resultado do fan, gostaria de tua opinião. Abraços e desde já agradeço! Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani. Você precisa passar por uma avaliação com um Reumatologista, pois necessitará de uma análise clínica cuidadosa dos teus sinais e sintomas; e talvez analisar alguns exames mais específicos de doenças autoimunes. Apenas com os dados acima não é possível chegar a uma conclusão. Boa sorte!

      Excluir
  85. Boa Tarde
    O meu nome é Sonia, tenho uma filha com 14 anos. Há mais ou menos um mês queixou-se de dor na bacia, e como não passava durante 1 semana , optei por levá-la ao Hospital.

    Fizeram-lhe um raio x e analises e detectaram uma inflamação no sacro. Receitaram um anti-inflamatório , e ao fim de 4 dias de medicação não tinha mais dores.
    Como não existia qualquer causa aparente para a referida dor, a medica solicitou mais umas analises e uma ressonância magnética.

    Resultado das analises:
    Imunologia:
    HLA B27, Genotipagem – Negativo
    Ac Anti-nucleares (ANA) – Positivo
    Padrão- Fino Granular
    Titulo- 640
    Mitoses – Negativo
    Nuvléolos: Negativo

    Proteina C Reativa (PCR) – 0,12 mg/dl
    Velocidade de Sedimentação – 16 mm/h

    Elementos anormais:
    Proteinas- vestigios
    Hemoglobina - ++

    Entretanto há cerca de 2 semanas queixou-se de dores nos tornozelos, voltou a tomar inflamatorio e ficou melhor.

    Ultimamente de manhã por vezes acorda com uma irritação nas palperas nos olhos, que melhora ao longo do dia.

    Aguardo o resultado da ressonancia magnética, e o resultado da repetição das analises, feitas novamente após ter acusado positivo (ANA).

    Ao ler o seu blog verifiquei que as analises de algumas pessoas são mais especificas que as da minha filha.

    Devo pedir algum tipo de analises especificas?
    Devo fazer mais algum tipo de exame?
    Devo consutar algum tipo de especialista?

    Agradeço desde já a sua disponibilidade, e ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro consultar e manter acompanhamento com um reumatologista. Boa sorte!

      Excluir
    2. Muito obrigada pela sua disponibilidade e ajuda. O seu blog representa uma grande ajuda para quem é "apanhado de surpresa".

      Acha que devo esperar pela confirmação das analises?(demoram cerca de 10 a 15 dias uteis) Ou consultar já um reumatologista?
      Considera difícil a possibilidade de um falso positivo?

      Mais uma vez obrigada e desculpe-me a persistência.

      Excluir
    3. Não se preocupe tanto com o resultado desse exame. Como você pode ler nos comentário acima, a interpretação dele depende muito do quadro clínico de cada paciente. O mais importante é a avaliação reumatológica dos sintomas e sinais que ela está apresentando. Att

      Excluir
    4. Obrigada Tiago pelo seu tempo e boa vontade

      Excluir
  86. Olá,
    Tenho 38 anos e há 05 anos venho apresentando sintomas variados que somem e reaparecem com exames laboratoriais inconclusivos. Cansaço excessivo, fala lenta, fraqueza muscular, visão cansada, intolerância ao sol, dores no corpo, dor de cabeça, tontura, sensação de falta de direção. Já fiz vários exames, mas não recebo um diagnóstico preciso. O que percebo é que a VHS tem aumento, lentamente, no decorrer dos anos. Semana passada, fiz alguns exames que, espero, possam levar a médica a algumas conclusões ou, ainda, encaminhar para outro especialista. Consta, entre outros exames de laboratório: urobilinogênio aumentado, 25-hidrovitamina D deficiente - 18,4 ng/ml, VHS 37mm, TSH 5,61 microUi/ml. O que o sr. me aconselha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consultar-se com um reumatologista seria uma boa opção. Boa sorte!

      Excluir
    2. Obrigada pelo retorno.

      Excluir
  87. Bom dia Doutor.
    Fui a dermatologista devido a uma pinta e queda de cabelo. Ela solicitou vários exames e o meu FAN deu reagente, padrão nuclear pontilhado fino denso 1/160, reagente no núcleo e placa metafasica cromossimica, além da deficiencia em vitamina D; hemograma com leucócitos 3500, leucopenia, discreta granulações toxicas no citoplasma dos neutrofilos. neutropenia relativa e absoluta. linfocitose relativa, eosinopenia relativa e absoluta. Diante disso a medica solicitou mais exames: anti-DNa não reagente; Anti RNP não reagente; anti SM, não reagente, Anti SS-a(RO) e Anti SS-B(LA) moderadamente reagente. Há uns 2 meses tambem fiz um ultrasson da mama e deu adenopatia axiliar bilateral habitual. Tenho muitas dores de cabeça e há pouco mais de um mês fortes dores lombar e na região do pescoço. Marquei um médico mais a consulta ira demorar. O que tudo isso pode indicar? Obrigada. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você pode ler em postagens anteriores, a alteração do exame de FAN é um achado frequente, em alguns casos sem significado clínico. Aguarde a consulta com o especialista pra uma avaliação mais minuciosa e esclarecimento das dúvidas. Att,

      Excluir
  88. Olá Dr.

    Li o seu blog e achei mto interessante as suas colocações.

    Preciso mto da sua ajuda, pois já fui em vários médicos e cada um me diz uma coisa. Estou grávida e tenho mto medo. Se o senhor puder me esclarecer algumas dúvidas ficarei imensamente grata!

    A situação é a seguinte:

    Faz um ano, mais ou menos que apareceu no meu rosto a lesão em forma de asa de borboleta. Há 4 anos, mais ou menos, tive uma alergia nas pálpebras e o médico diagnosticou como dermatite seborréica. Então, comecei, por conta própria, a passar a mesma pomada que foi indicada para esse disgnóstico (betametasona). Qdo eu passava a pomada, a alergia sumia, se ficasse uns dois dias sem passar ela voltava.

    Qdo fui fazer meu pré-natal a ginecologista falou que poderia ser lupus. Sendo assim, fui a uma dermato, que de início diagosticou como rosácea. Mas pedi que ela solicitasse os exames do lúpus e os resultados foram:

    FAN - nuclear: reagente 1/320 pontilhado fino. Os demais do FAN deram todos negativos.

    ANTI-DNA: não reagente
    ANTI-RNP: não reagente
    ANTI-SSA: não reagente
    ANTI-SSB: não reagente.
    Anticardiolipinas: não reagente
    Anticoagulante lúpico: normal (0,9)
    Beta2glicoproteína: não reagente

    Após isso, ela pediu o exame de biópsia da pele...e no resultado deu compatível com LUPUS ERITEMATOSO DISCÓIDE.

    Fui a uma reumatologista, que me examinou (inclusive exames de sangue - plaquetas e leucócitos tdo normais) e ela me falou que, apesar do FAN positivo, eu teria o LUPUS DISCÓIDE.

    Isso me deixou bte aliviada, mas duas dermatologistas disseram que o meu FAN deu mto alto para ser discóide e que, por isso, seria sistêmico. Depois uma delas, ao avaliar meus exames e minha pele, falou que eu poderia nem ter lupus (apesar da biópsia) e ser apenas dermatite seborréica.

    Uma hematologista me sugeriu repetir a biópsia, mas com o tratamento que estou fazendo a lesão já saiu (por sinal saiu rápido, mas se paro com a pomada ela volta).
    Fiquei apavorada....não tenho sinais clínicos...meu exame de urina deu normal tbém. Gostaria de esclarecer as seguintes dúvidas:

    1 - Na biópsia é possível distinguir o LES do LED? É verdade que a dermatite da LES sara mais rápido que a do LED?
    2 - FAN 1/320 é mto alto? Ele pode ter dado positivo por causa da gravidez? Qdo fiz o exame, estava com alergia no bico do peito (que segundo a dermato é dermatite seborréica). Isso pode ter influenciado?
    3 - As minhas chances de ter ou desenvolver o sistêmico é mto alta?
    4 - O anticoagulante lúpico deu 0,9. Na referência do exame (feito no DB) dizia que menor que 1,2 é normal. Mas o fato de ter dado 0,9 indica que tenho maiores chances de ter a SAF?

    Doutor, peço encarecidamente que responda meu post. Estou a um mês e meio atordoada com isso...desesperada...por favor, me esclareça essas dúvidas, mesmo que a resposta não seja agradável.

    Desde já agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Como você deve ter lido nas postagens acima, o exame de FAN frequentemente causa muita confusão, pois, sem outras peças-chave pro diagnóstico de LES, acaba não servindo pra nada. O teu padrão e titulação de FAN é frequentemente encontrado na população saudável, e se teu reumatologista não encontrou mais nada pra pensarmos em acometimento sistêmico, não precisa ficar assustada por causa das lesões de pele. As chances de LED evoluir pra LES são poucas (essa evolução é mais frequente em crianças). As biópsias podem confundir-se, mas depende principalmente de onde é realizada a análise. O anticoagulante lúpico está negativo e você não teve outras manifestações clínicas; portanto, não preocupe-se com SAF. Sugiro que mantenha acompanhamento com uma boa dermatologista. Boa sorte!

      Excluir
  89. Realmente seu blog é bem oportuno, um médico vascular solicitou-me o FAN por causa de um leve formigamento nos pés e nas pernas em decorrência do frio (dores nas pernas eu sinto há vários anos, mas nada que seja absurdo, acreditava que seriam dores normais da rotina do dia a dia por causa do trabalho de salto e a idade) e deu reagente positivo 1/160 - nuclear pontilhado fino denso. Nucleo e Placa metafásica cromossômica reagentes. Fiquei louca, preocupadissima, li e reli vários artigos na internet sobre o assunto e essas leituras acabam influenciando a nossa rotina, tenho tido até pesadelos... =/
    Ler seu blog me trouxe um certo conforto.
    Estamos com muita dificuldade em encontrar reumatologista na minha cidade, no meu convenio só tem um e estou na fila para ver se consigo atendimento até o mês que vem.
    Por hora, o senhor poderia me esclarecer sobre o resultado de VHS? O meu deu 25, sendo que ao lado aparece o 10 como sendo a "referencia", porem li que a idade também influencia nesse resultado (idade+10/2) que no meu caso, daria 25, pois tenho 41 anos. Também estou acima do peso, tenho 92 kg e 1,66 de altura (estou em tratamento com endocrinologista e tenho hipotiroidismo). O resultado ideal seria realmente 10?
    Por ultimo, tenho notado um leve coceira na cabeça (couro cabeludo) e no rosto na ultima semana, coincidentemente, depois de pegar os resultados do exame, há alguma ligação com alguma doença?
    Grata pela atenção.
    Julia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Julia. Até hoje não descobri porque os laboratórios colocam tais valores de referência para a VHS, que como você viu, está relacionada à idade (idade/2 + 10 para mulheres); portanto, o teu exame está ok. Em relação à coceira, será melhor avaliada na consulta. Boa sorte!

      Excluir
  90. Dr. muitíssimo obrigada pela sua resposta.
    Tenho certeza de que o senhor tem aliviado muitos corações angustiados.
    Que Deus o abençoe muito. Hoje em dia é muito difícil encontrar pessoas humanas como o senhor, que mesmo sendo médico, com certeza extremamente ocupado, dedica uma parte do seu tempo para esclarecer dúvidas de pessoas aflitas.

    Admiro mto o seu trabalho e a sua pessoa.

    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  91. Boa Tarde Dr Tiago

    Minha filha tem 14 anos e diabete tipo 1 desde os 8 anos.A médica dela agora pediu esse exame de Fan e o resultado foi esse :

     Núcleo:Reagente                       Nucléolo:Não reagente                   Citoplasma:Não reagente                   Aparelho mitótico:Não reagente                   Placa metafásica cromossômica:Não reagente                   PADRÃO..:Nuclear pontilhado fino                                                              Título..:    1/320      Material:SORO                                                              Valores de referência:                                                    Não reagente                                                    Método: IFI em células HEp­2

    O que isso quer dizer? Pelo que sei a DM1 já é uma doença autoimune , será que ela teria outra com esse resultado? Não sei porque a médico solicitou esse exame se minha filha não apresenta sintomas diferentes das apresentadas pela DM1

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a sra. Eu também não sei porque ela pediu o exame de FAN, acho melhor perguntar pra ela. Boa sorte! Att,

      Excluir
  92. Obrigada Dr Tiago , pelo jeito não devo ficar preocupada com o resultado.

    ResponderExcluir