quarta-feira, 23 de maio de 2012

O quê é Osteoporose?

Osteoporose é uma doença silenciosa que enfraquece os ossos e aumenta o risco de fraturas. A partir dos 30 anos de idade, a maioria das pessoas começa a perder massa óssea gradualmente, isso devido um desequilíbrio entre a reabsorção e a formação óssea (o osso é mais perdido do que pode ser formado). Se essa perda de massa óssea foi muito intensa, os ossos ficam estruturalmente mais fracos; portanto, quebram mais facilmente. As fraturas mais comuns ocorrem na coluna, punho e quadril, podendo gerar dor, incapacidade e até a morte. O diagnóstico de Osteoporose é feito através da Densitometria Óssea, exame semelhante ao raio X, rápido e indolor, que deve ser realizado em todas as mulheres acima dos 65 anos e em homens acima dos 70 - ou antes disso quando existem fatores de risco associados. Entre eles estão o baixo peso, história familiar de osteoporose ou fraturas, alterações hormonais, tabagismo, abuso de álcool, baixa ingesta de vitamina D e cálcio, sedentarismo, uso crônico de determinados medicamentos, doenças inflamatórias, etc. O reconhecimento dessa doença e seus fatores de risco são importantes não só para o estímulo da prevenção na população, mas também para o tratamento com medicamentos que efetivamente conseguem evitar as temidas fraturas.

4 comentários:

  1. Meu nome é Alexandra, tenho 39 anos e há 4 anos atrás (com 35) tive fratura de stress na base do colo femural esquerdo, fiquei com muleta por quase 3 meses, não precisei procedimento cirúrgico, na época achou-se que era 'overtraining', depois foi constato através de densitometria - osteopenia, porém com a minha idade, com a fratura e com os índices já é considerado osteoporose. Tomo 3 medicamentos atualmente (não sou uma paciente que faça 100% da adesão ao tratamento). Sou amiga de infância da Paula, também morava em PG. Alguma recomendação especial para o meu caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alexandra. Osteoporose é um termo utilizado para mulheres pós-menopáusicas; o termo correto é baixa massa óssea para a idade, o que também predispõe a fraturas. Agora que a tua lesão está curada, o principal a fazer é tentar evitar novas fraturas. Para isso, além de medicamentos (que devem incluir cálcio e vitamina D), é importante atividade física aeróbica de baixo impacto (como caminhadas diárias) e cuidados para evitar quedas (pisos antiderrapantes em banheiros e escadas, por exemplo).

      Excluir
  2. Olá Dr. Tenho 33 anos sou hesterectomizada á 7 anos e agora fui diagnosticada com osteoporose no corpo todo.Sinto muitas dores pelo corpo todo, quando estou sentada, deitada ou em pé, notei que minha postura esta mais encurvada.A minha preocupação é com atividades físicas e trabalho,qual atividade posso fazer e corro risco no meu trabalho? Já que sou vendedora, trabalho em pé, subo escadas e carrego caixas pesadas.Não estou fazendo uso de medicamento, porque ainda não me consultei com o Reumatologista,(pelo SUS demora.) Meu email: cintia-lima2008@hotmail.com. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cintia. A histerectomia (retirada do útero) não é causa de osteoporose, a não ser que seja acompanhada da retirada dos ovários (ooforectomia). Portanto, para o diagnóstico de osteoporose é necessário um exame chamado Densitometria Óssea; e de acordo com o resultado, é indicado o tratamento ou não. Além disso, a osteoporose não é causa de dor em todo o corpo - quando chegar a sua consulta, conversar com o seu reumatologista sobre um possível diagnóstico de Fibromialgia. Enquanto isso, evite fazer esforços como carregar objetos pesados, mas mantenha-se ativa com uma caminhada diária de até 30 minutos. Alongamentos e uma fisioterapia (orientada por um profissional da área) também pode ser iniciada, o que pode ajudar a melhorar a sua postura. Boa sorte!

      Excluir